Header Ads

A cadeira ‘’Tabu’’ criada por duas açorianas marca presença em mostra internacional.



A ideia da construção de uma peça de design inovadora, feita a partir de material reutilizado, teve como objetivo inicial a participação no Concurso de Novos Criadores dos Açores – Labjovem, na qual conseguiu destacar-se.

Joana Borges e Sara Schanderl, as duas jovens naturais dos Açores, formadas em design de equipamento, decidiram criar uma cadeira recorrendo a apenas três materiais de origem natural: os troncos que são devolvidos à terra pelo mar, encontrados na praia da freguesia da Maia, em São Miguel, fio de sisal para segurá-los e espadana para o assento. O trabalho foi desenvolvido em três meses.

Recentemente, foram contatadas pela empresa Readymind, através da página no Facebook dedicada à reciclagem que é gerida por Joana Borges (U’Recycle), para marcarem presença com a cadeira “tabu” no ReciclaMadrid – VI Salão Internacional de Reciclagem e Sustentabilidade que se realiza em Madrid, de 3 a 16 de novembro.

Aceite o desafio e reunidos alguns apoios para o transporte até à cidade espanhola, a peça já se encontra a caminho. Se não for vendida, terá de regressar aos Açores, o que, segundo Joana Borges, em entrevista à Rádio Atlântida, ainda não está garantido.

As autoras da cadeira não vão estar presentes no salão, também por não terem conseguido apoio nesse sentido. No entanto, estão entusiasmadas com o facto de saberem que uma peça “made in Açores’’ e da qual se orgulham muito vai ser vista pelos muitos milhares de visitantes que aquele certame receberá.


in Radio Atlântida

Sem comentários