Header Ads

“Açores têm a marca de Deus”, diz actor Afonso Melo, que se assume como um homem de fé e adora viajar pelas ilhas


A Novela “Coração de Ouro”, em exibição na SIC, foi gravada em parte nos Açores, nomeadamente nas ilhas Terceira, Pico, São Jorge e Faial. O Douro, Porto e Lisboa são também cenários das filmagens. Aquando da estreia em Setembro de 2015, os actores portugueses Rita Blanco e João Perry (que filmaram uma subida à montanha do Pico), Cláudia Vieira, Lúcia Moniz, Diana Chaves, Igor Marchesi, Rodrigo Soares, Eduardo Frazão, Filipe Vargas, entre outros, estiveram no Museu de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. O Governo açoriano também marcou presença. Mas estes actores também deram cara pela Região em vários eventos, e estiveram na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde o arquipélago açoriano esteve representado com um stand de promoção, naquela que é considerada uma das maiores feiras de turismo do mundo e a maior que se realiza em Portugal. Lado a lado, da equipa esteve o Director Regional do Turismo, Vítor Fraga, e o Presidente da Associação de Turismo dos Açores, Francisco Coelho. 

Todos os actores que passam pelos Açores, e são muitos, ficam fascinados por esta terra. E têm cá voltado, fora das filmagens, mas também há quem divulgue a nossa terra lá fora. É o caso do actor açoriano Frederico Amaral, que aos 17 anos deixou S. Miguel para ir à conquista do seu sonho: Ser actor. Em conversa com a “Magazine – A Praça” o actor micaelense refere não ser “a primeira vez que dou a cara pela minha Região e estou felicíssimo por o fazer em “Coração d’ Ouro”. Os meus colegas dizem que sou muito chato por falar só dos Açores, porque o meu coração é daquela terra, onde nasci, por isso vou sempre falando e divulgando o arquipélago, principalmente a minha ilha que é São Miguel, mas também falo das outras ilhas que são fantásticas. Eu amo São Jorge, eu amo o Pico, que para mim são das ilhas mais bonitas, embora não conheça a ilha Graciosa. Portanto, como me falta conhecer uma ilha não sou aquele açoriano de portfólio das ilhas todas, mas acredito que as nossas ilhas têm os melhores cenários. Parecem saídas de filmes”.
Já o actor Vítor Gonçalves diz-nos: “Eu conheço poucas ilhas, mas das nove conheço quatro e em todas elas encontrei uma beleza estonteante. Tudo o que seja visitar os Açores e poder ver a natureza e toda a vegetação acho que vale a pena, e subir à Montanha do Pico é um desafio que eu gostava muito. No dia em que eu tentei subir à montanha do Pico, estava muito mau tempo, por isso vou ter que lá voltar. Os meus colegas para as filmagens de Coração de Ouro subiram e gostaram muito.
Quanto à gastronomia diz que os nossos pratos são maravilhosos. Assume-se como um fã de lapas e de cracas, e nas ilhas delicio-me com estes mariscos. Também, perdoem-me os vegetarianos, mas a carne açoriana é muito boa. Aliar a gastronomia e a natureza é um destino feliz e um destino que recomendo”.

Afonso Melo também esteve nos Açores e gostou muito. “Não fui só para admirar a paisagem, que é linda, sai e diverti-me muito. É uma terra que proporciona múltiplas sensações e prazeres e alegrias. É uma terra que tem a marca de Deus, quem acredita sabe que Deus construiu o Planeta, só que nos Açores vê-se mesmo que foi Deus que lá esteve, porque é tão lindo. Os Açores foram feitos pela mão de Deus. E isso é maravilhoso. E como homem de fé acredito que só Deus pode ter feito as maravilhas que as ilhas têm”. 
O actor que dá vida na novela ao maquiavélico Miguel, mas que diz que na vida real não tem nada da sua personagem, nos Açores diz sentir “uma grande paz e gosto de tudo. Acho que a região tem uma cultura muito específica porque é são ilhas e acho que isso influencia as pessoas”
Já Alexandre de Sousa, um reconhecido actor, vem este ano aos Açores a convite do Director da Associação de Turismo dos Açores, Francisco Coelho. “Ele convidou-me para lá ir este ano, e eu vou. Conheço as ilhas e mantenho na memória as imagens fantásticas que têm. É uma terra com uma beleza indiscritível, as pessoas são fantásticas. Em todos os lugares há uma boa recepção. Talvez por estarem em ilhas recebem muito bem quem vem de fora. A minha estadia lá sempre foi ótima. Vou lá voltar. Já fui convidado e aceitei”.

Fonte: Correio dos Açores

Sem comentários