Header Ads

A ilha de Santa Maria vai ter nova antena para monitorização de satélites

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou recentemente a futura instalação de uma nova antena para rastreio de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), em Santa Maria.

A instalação desta nova antena irá complementar os serviços já prestados pela antena de 5,5 metros da ESA, já instalada em Santa Maria, que faz o rastreio dos foguetões lançados da Guiana Francesa, assim como permitirá uma nova fase de desenvolvimento do Azores International Research Center (AIR Center).



Em declarações à Lusa, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, referiu que “esta antena e o sistema desenvolvido pela ESA, o European Space Tracking (ESTRACK), permitirá a Portugal reforçar a oferta de serviços terrestres para a ESA a partir dos Açores, bem como para outros operadores internacionais na área do espaço, nomeadamente ao nível de futuras missões científicas, exploração robótica, observação da Terra e, sobretudo, futuros lançadores de satélites”.


A antena será transferida de Perth, na Austrália, e apresenta-se como uma “infraestrutura precursora da preparação do centro internacional de investigação nos Açores (Azores International Research Center, AIR Center), lançada no início do ano para criar no arquipélago uma plataforma internacional dedicada a actividades de Investigação & Desenvolvimento, e desenvolvimento empresarial nas áreas do clima, alterações climáticas, Terra, espaço e oceanos”.

A instalação deste novo equipamento implica mais um importante passo na incrementação do já considerado “cluster espacial” nos Açores, região que parece oferecer “oportunidades únicas” para a instalação de uma base espacial.

O ministro assina hoje, em Paris, com o director-geral da Agência Espacial Europeia, Jan Woerner, os princípios para a instalação desta antena.

in pplware.sapo.pt

Sem comentários