Header Ads

Peter Francisco o Açoriano que foi Heroi na Guerra da Independência dos Estados Unidos !



Pedro Francisco Machado, conhecido como Peter Francisco nos Estados Unidos da América, nasceu no dia 9 de julho de 1760, na freguesia do Porto Judeu, ilha Terceira. Foi um dos heróis da Guerra da Independência dos Estados Unidos.

Conhecido como “O Gigante da Virgínia”, “Gigante da Revolução” ou “Hércules da Revolução”, lutou ao lado de George Washington e do Marquês de Lafayette, tendo sofrido vários ferimentos em combate, na defesa da independência dos Estados Unidos da América.

A lenda de Peter Francisco tem início nas docas de City Point, Virgínia, a 23 de Junho de 1765. Na tarde desse dia, Peter Francisco, ainda criança, é encontrado sozinho e a chorar. Sem nada que o identificasse (apenas uma fivela do cinto com as iniciais P.F.) e após se acalmar, conseguiu contar de que forma tinha ali chegado. Supostamente a criança encontrava-se a brincar com a sua irmã quando foram raptados por dois homens (piratas). A sua irmã conseguiria escapar, mas Peter Francisco
seria levado para um barco, que o transportaria até City Point.

Peter Francisco foi acolhido pelo juiz Anthony Wiston, de Buckingham County. Quando atingiu a idade suficiente para trabalhar aprendeu o ofício de ferreiro, devido ao seu tamanho e força – cerca de 2 metros de altura e 120 kg de peso.

Com apenas 16 anos, alistou-se no 10.º Regimento da Virgínia. Em setembro de 1777, serviu sob o comando do General George Washington em Brandywine Creek, Pensilvânia, ande as forças dos colonos tentaram deter o avanço de 12.550 soldados britânicos. Muitos historiadores afirmam que foi nesta batalha que Peter Francisco salvou a vida do General Washington.

Embora não se saiba se passou a ser guarda-costas de George Washington ou continuou como mero soldado que lutava ao seu lado, foi o próprio General que determinou a confeção de uma espada especial para Peter, adequada ao seu tamanho. Esta espada aterrorizava os britânicos. Washington afirmou, referindo-se a Peter Francisco: "Sem ele teríamos perdido duas batalhas cruciais, provavelmente a guerra e, com ela, a nossa liberdade. Ele era verdadeiramente um Exército de um Homem Só."

Após terminar a sua comissão de três anos, voltou a alistar-se. Existem várias lendas sobre os seus feitos em batalha, situações que lhe valeram inúmeras homenagens, entre elas, a criação de um selo dos correios, um parque em New Bedford, Massachusetts, e um monumento em Greensboro, na Carolina do Norte.

Peter Francisco faleceu no dia 16 de janeiro de 1831.


Sem comentários