Header Ads

Azores Fringe tem SisterFrin​ges



Edimburgo -16 agosto, 2014

Festivais internacionais de mãos dadas para alargar horizontes, Azores Fringe Festival tem duas "SisterFringes".

No maior festival de artes no mundo, Edimburgo Fringe, centenas de representantes de festivais dos quatro cantos do planeta se juntaram para a Conferência Internacional do World Festival Network, World Fringe, e desfrutar da oferta de centenas de espetáculos apresentados diáriamente nesta já conhecida como cidade de festivais.
Azores Fringe estava presente com seu fundador Terry Costa, o diretor-artístico da associação MiratecArts que lidera o festival nos Açores. Entre os presentes também estavam dois festivais que nasceram nos mesmos dias que o Azores Fringe em 2013: San Diego International Fringe Festival e Ludlow Fringe Festival, que agora assinam protocolo de "SisterFringes", tipo de geminação entre locais, para apoiar, nas suas formas possíveis, intercâmbios culturais.
San Diego International Fringe Festival é na cidade de San Diego no estado da Califórnia, Estados Unidos da América. Apenas por coincidência esta área foi "descoberta" pelo português João Rodrigues Cabrilho em 1542, enquanto navegava para Espanha. San Diego é casa para milhares de emigrantes portugueses incluindo muitos açorianos.  Esta parceria entre of festivais Fringe pretende dar oferta de arte açoriana a esta comunidade um pouco remota de Portugal e ao mesmo tempo oferecer a oportunidade a artistas açorianos a irem mais longe.
Ludlow Fringe Festival tem sede na cidade histórica de Ludlow na provincia de Shropshire, um condado na zona oeste da Inglaterra, tendo como fronteira o País de Gales. Uma cidade com cerca de 12 mil habitantes em que o seu festival de artes é muito semelhante ao dos Açores, incluindo todas as vertentes artísticas. Esta parceria pretende através da amizade abrir portas e alargar o horizonte do potêncial existente num país do norte. Também como alguns dos costumes medievais ainda existem neste região, podemos encontrar muitas mais similaridades entre as culturas.

O nome dos Açores vai chegar mais além através destas parcerias em que MiratecArts pretende adicionar uma por ano, dos cerca de 300 festivais Fringe no mundo.
Assim, Azores Fringe vai começar a estar presente nestes dois festivais que acontecem nos meses de Junho e Julho. Azores Fringe também acontece anualmente no mês de Junho e propostas de participação estão abertas até 1 de Janeiro. Qualquer artista tem a oportunidade de fazer proposta, desde exposições a palestras, apresentações de livros a workshops, performances de dança a música e teatro - cultura artística em todas as suas vertentes são bem vindas. www.azoresfringe.com 

Sem comentários