Header Ads

Livro de receitas dos Açores faz sucesso nos EUA



A luso-americana Maria Lawton publicou um livro de receitas açorianas nos Estados Unidos, "Azorean Cooking: From My Family Table to Yours", e já vendeu mais de dez mil exemplares.
 
"Nunca pensei que isto pudesse acontecer. As pessoas escrevem-me a dizer: lembro-me da minha mãe fazer isto, ou esta era a receita da vovó que eu adorava e nunca aprendi a fazer", disse à agência Lusa Maria Lawton. 
 
A luso-americana, que nasceu na ilha de São Miguel e mudou-se com os pais para os Estados Unidos com seis anos, começou a cozinhar depois da mãe morrer, para que o pai continuasse a comer os seus pratos preferidos.

"A minha mãe era uma grande cozinheira e ele sempre adorou a sua comida. Cozinhar foi a maneira que encontrei de tentar compensar a sua ausência. O meu pai ia dizendo que estava tudo muito bom, mas eu sabia que não estava como a comida da minha mãe", lembra Maria Lawton. 
 
A cozinheira conta que, quando o pai morreu (três anos depois da mãe), encontrou um caderno da mãe com muitas listas de ingredientes, mas nenhuma receita completa. Decidiu então viajar até aos Açores para, finalmente, aprender todos os pratos da forma original.

Dos EUA para São Miguel

Na sua ilha de origem, com a ajuda da família, conseguiu reconstruir todas as receitas. Quando regressou aos EUA, há cerca de 5 anos, começou a escrever o seu livro e criou uma página deFacebook que, entretanto, foi reunindo milhares de seguidores, contando já com mais de 18 mil fãs.

Durante quatro anos trabalhou no livro, aos serões e fins de semana. A micaelense, que tem três filhas, diz que o livro foi um projeto de amor, feito a pensar nas filhas e nos sobrinhos. "Todos eles nasceram cá, mas têm muitas memórias ligadas à comida. As melhores memórias que temos são à volta de uma mesa. Não queria que passassem pelo que passei", conta.

Em junho do ano passado, começou a distribuir uma edição particular pela sua família. Em pouco tempo, começaram a chegar os pedidos de amigos, estranhos e de fãs do Facebook. Passados uns meses, recebeu o telefonema da Union Park Press, uma editora de Boston.

"Azorean Cooking: From My Family Table to Yours" chegou, em Janeiro deste ano, às livrarias e ao público norte-americano, tornando-se um sucesso com mais de 10 mil exemplares vendidos. Neste momento, a autora está já a preparar um segundo livro, desta vez dedicado às sobremesas e doces dos Açores.

Sem comentários