Header Ads

Foto subaquática na lha de Santa Maria premiada pela “BBC Wildlife Magazine”


Foto de Pedro Ribeiro

Uma foto subaquática obtida no mar da ilha de Santa Maria, em Agosto passado, acaba de ser premiada com a sua publicação na famosa revista “BBC Wildlife Magazine” deste mês de outubro.
A foto é de autoria de Pedro Ribeiro, a residir nos Açores há oito anos, tendo-se apaixonado pela fotografia de mergulho.


“Cheguei em Agosto de 2006 para trabalhar numa empresa de construção civil e, desde então, comecei a dar os primeiros passos no mergulho com escafandro”, conta o fotógrafo.

Pedro Ribeiro depressa se entusiasmou, fazendo desta actividade a sua principal ocupação dos tempos livres.

Desde então, já mergulhou mais de 300 vezes, mas não só nos Açores.

Pedro Ribeiro mergulhou em diversos países, como a Tailândia, Cabo Verde, Egipto (por três vezes), Itália (Sardenha), mas é nos Açores que mais gosta de mergulhar, “pois é aqui que temos, sem sombra de dúvidas, um mar maravilhoso e cheio de riqueza”.

Começou a fotografar há quatro anos com uma máquina compacta, para poder mostrar as fotos aos amigos e família, ficando fascinado com a beleza dos mergulhos e corrigindo alguns erros de fotografia, até ganhar uma natural evolução, agora compensada internacionalmente.

“Tenho tido a sorte de poder aprender com grandes fotógrafos nacionais e estrangeiros, que na sua grande maioria têm mostrado muita disponibilidade em me ensinar e dar dicas, assim como criticar os trabalhos que vou fazendo”, explica Pedro Ribeiro.

A sua dedicação, tão evidente, foi compensada em 2013, quando um conhecido fotógrafo russo o convidou a fazer um “liveaboard” como fotógrafo convidado no Mar Vermelho.

“ Este foi o momento de viragem no meu trabalho fotográfico”, acrescenta.

Quanto aos Açores, já mergulhou em São Miguel, Santa Maria, São Jorge e Flores. Ainda não mergulhou nas outras ilhas, apesar de já ter estados em todas.

Pedro Ribeiro sente-se orgulhoso pelo reconhecimento que a Wildlife Magazine lhe proporcionou , mas sobretudo pelo facto de ser uma foto dos Açores.


“O mercado de turismo de mergulho tem de ser encarado como um pilar fundamental nos Açores”, afirma o fotógrafo, “pois basta ver outros mercados ( como no Egipto) onde quase cidades inteiras vivem de e para esse tipo de turismo; podemos ter aqui nos Açores um produto muito interessante e cada vez mais procurado”.

Pedro Ribeiro chama a atenção para o facto de, “regra geral, os mergulhadores/fotógrafos que têm a sorte de vir aos Açores ficarem fascinados com o que aqui temos e não é divulgado".


Embora reconheça que se está a fazer um esforço enorme, mas ainda temos um caminho longo a percorrer, na consolidação da oferta e qualidade da mesma e nas relações com os pescadores e comunidade local”.

Pedro Ribeiro aproveita para dizer que vai continuar a fotografar nas suas viagens e, caso os leitores esteja, interessados em seguir a sua actividade, basta ir ao site da internet com o endereço www.pedroribeirophoto.com


Entrevista de: Osvaldo Cabral

in RTP

Sem comentários