Header Ads

Os Açores foram considerados o destino turístico mais sustentável da Europa



Açores, Cascais, Lagos, Zona Oeste e a Serra do Socorro e Archeira, em Torres Vedras, e Sintra estão no top 100 dos destinos mais sustentáveis do mundo de 2014, divulgou hoje o 'site' Green Destinations.

O responsável admitiu ainda que "medir a sustentabilidade não é simples, nem se pode cortar a direito. Esta lista reconhece os destinos que estão no caminho certo tendo em conta as avaliações de peritos independentes com recurso a critérios objectivos".A lista dos 100 destinos mais sustentáveis para passar férias no mundo foi revelada pelo 'site' greendestinations.info e segundo diz o seu diretor, Albert Salman, citado num comunicado, o objectivo é "reconhecer os destinos turísticos que levaram a sustentabilidade a sério e se esforçaram para fazer a diferença".

Portugal colocou seis destinos no top 100 e, além disso, são dos que conseguiram melhor cotação da Global Sustainable Tourism Review (Crítica de Turismo Sustentável Global) na Europa.

Os Açores foram considerados o destino turístico mais sustentável da Europa, ao conseguir uma cotação de 8.9 em 10 pontos possíveis. Cascais e Lagos foram também dos melhores, com 8 pontos.

Segundo a organização, esta cotação é calculada a partir de 40 a 60 indicadores, como a qualidade da Natureza (paisagens e experiência de vida selvagem), qualidade e cuidados ambientais (ar, água e águas balneares), herança cultural (identidade local e tradições), questões sociais (hospitalidade do povo e o respeito pelos direitos humanos), economia verde (desenvolvimento económico sustentável, energia verde, adaptação ao clima e questões relacionadas com o desperdício e gestão de consumo de água) e políticas de turismo verde.

Criado para premiar os esforços de gestão destes destinos, o top resulta do convite lançado nas redes sociais, a que se seguiu uma selecção por 30 peritos de turismo sustentável a nível internacional, explica o comunicado.

Além disso, resulta de uma iniciativa de quatro organizações de Turismo Sustentável, a TravelMole.com, Vision on Sustainable Tourism, Totem Tourism e Green Destinations.

in Sol

Sem comentários