Header Ads

SATA Internacional Troca Frota De A310-300 Por A330-200



A SATA Internacional vai substituir a sua frota de quatro aviões Airbus A310-300 por aparelhos A330-200 (iguais ao que equipam actualmente a frota de longo curso da TAP Portugal), mais modernos e com maior capacidade de transporte, anunciou hoje, na sua edição impressa, o jornal ‘Diário Insular’ que se publica na ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores.

A decisão, explica o jornal, está contida no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Grupo SATA 2015-2020, elaborado pela companhia aérea açoriana a pedido do accionista – Governo da Região Autónoma dos Açores – que já solicitou à Assembleia Legislativa dos Açores o agendamento do documento.

Este plano, já foi aprovado pelo Governo Regional, pelo que sujeitar-se-á de seguida ao veredicto dos deputados regionais. Logo que estiver aprovado será o guião da actividade do Grupo SATA, que integra duas companhias aéreas: a SATA Air Açores dedicada ao transporte inter-ilhas, com uma frota de seis aviões, quatro Bombardier Q400 NextGen e dois Bombardier Q200; e a SATA Internacional que tem uma frota de 4 aviões A320 que realizam voos de médio curso para a Europa, nomeadamente as ligações regulares das ilhas açorianas com aeroportos nacionais de Lisboa e do Porto, e quatro aviões A310-300 utilizados no longo curso, em viagens para o continente americano e em voos não-regulares fretados por operadores turísticos, tal como os A320.

Os A310 são aviões já com muitos anos de serviço – o mais recente tem pouco mais de 22 e o mais velho tem quase 24 anos de serviço, contados desde o seu primeiro voo, segundo as listagens do site ‘www.airfleets.net’. Nos últimos meses têm acontecido incidentes com muita frequência nesta frota, devido sobretudo a avarias técnicas, naturalmente mais comuns em aparelhos com mais tempo de serviço. Aliás um dos A310-300 da SATA Internacional encontra-se desde há várias semanas estacionado no Aeroporto de Boston, na costa leste dos EUA com uma avaria, desconhecendo-se quando voltará aos Açores.

A substituição da frota de longo curso da SATA por aviões usados A330, que segundo sabemos serão adquiridos em ‘leasing’, como aliás refere o ‘Diário Insular’, apenas peca por tardia. Não fossem as limitações que a companhia está sujeita devido ao seu accionista e proprietário ser o Governo Regional dos Açores, essa mudança já deveria ter sido feita há mais tempo. Quando a SATA recebeu o último A320 em Toulouse, em Maio de 2009, já a Airbus estava disposta a procurar aviões de segunda mão que satisfizessem as pretensões da companhia açoriana. Alguma hesitação e discordância entre os governantes regionais quanto ao tipo de aparelho a adoptar, adiou a decisão, que agora poderá ter custos acrescidos, sem contar com os prejuízos dos últimos dois anos, em que a companhia perde mais de 25 milhões de euros, por manifesta falta de estratégia e de plano de trabalho.

Nessa ocasião, em Toulouse, onde o A320 CS-TKO foi entregue, o então presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA disse que a substituição dos A310 levaria um pouco mais de tempo, nunca antes de 2011. Passaram mais de cinco anos sobre a recepção do A320 e mais três anos sobre a data provável.

A notícia do ‘Diário Insular’ surge dois dias depois do Governo dos Açores ter informado a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores da conclusão do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Grupo SATA para o período 2015-2020.

“Na sequência do compromisso público assumido, o Governo dos Açores acaba de solicitar à Presidente da ALRAA o agendamento da data na qual o documento possa ser apresentado aos deputados”, refere a notícia distribuída no passado dia 29 de Dezembro pelo Gabinete de Comunicação Social, em Ponta Delgada (São Miguel).

O plano elaborado pela SATA engloba, para além do plano de negócios, o plano de sustentabilidade económico-financeira e o processo de renovação da frota.

“O objetivo é assegurar que os Açores tenham uma transportadora [SATA Internacional] que sirva sobretudo os interesses dos açorianos e dos que visitam a Região, oferecendo elevados padrões de segurança e qualidade de serviço”, afirma a nota governamental.


Fonte: Newsavia

Sem comentários