Header Ads

A única plantação de chá da Europa está no Açores !



A fábrica Gorreana adaptou-se aos tempos e além do chá ortodoxo, "em folhinhas", vende também o seu produto em saquetas.

A mais antiga plantação de chá da Europa está no Açores. A Fábrica de Chá Gorreana está na mesma família há cinco gerações (existe desde 1883) e foi salva pelas demonstrações científicas que o chá é benéfico para a saúde. Esteve para fechar, em 1975, mas, desde então, não parou de crescer em produção, área de cultivo e clientes, até mesmo na exportação.


Atualmente conta com 42 hectares plantados e produz, em média, 40 toneladas de chá por ano. Do seu volume de negócios, que ronda os 500 mil euros, cerca de 20% advém da exportação, essencialmente para a Alemanha e França e para os mercados da saudade, como EUA e Canadá. Além da venda online. Tem 40 funcionários.

Margarida Hintze, que agora está à frente do negócio da família, lembra que "logo a seguir ao 25 de abril a fábrica esteve para fechar. Foi a altura das vacas, toda a área era para pastagem, era esse o interesse. Mas, lá fomos aguentando". Entretanto, recorda, "a ciência veio dar uma ajuda, ao confirmar que o chá faz bem à saúde e as pessoas voltaram-se outra vez para esta bebida, especialmente para o chá verde, mais do que o preto".

A fábrica Gorreana também se adaptou aos tempos, e além do chá ortodoxo, "em folhinhas", vende também o seu produto em saquetas, "porque as pessoas já não têm muito tempo e preferem assim, é mais rápido". Além disso, acrescenta Margarida Hintze, "em tempos compramos uma outra fábrica de chá, também dos Açores, a Canto, que ia fechar as portas, e produzimos também os chás Canto, uma deles como produto nacional que é chá verde com jasmim, e um outro que não pode ter o símbolo nacional, porque é uma mistura com bergamota, uma planta que importamos da Índia".

A volta à crise foi dada também através do turismo. "Estamos abertos durante todo o ano, criamos a Casa do Chá, onde os turistas podem experimentar, de forma gratuita, os nossos chás e além disso temos um trilho, que podem percorrer pela plantação, para conhecerem a origem da bebida que apreciam", diz a empresária, sublinhando que dessa experiência "ganhamos muitos clientes, que compram aqui, e depois no regresso a casa fazem as suas encomendas por email, para os mais variados países".

A Fábrica de Chá Gorreana foi criada em 1883 por Hermelinda Pacheco Gago da Câmara, está localizada na Gorreana, freguesia da Maia, ilha de São Miguel, Açores. A pensar no futuro, a empresa está a desenvolver o ice tea, cujo lançamento estava previsto para este ano.

Sem comentários