Header Ads

Número de turistas nos Açores vai triplicar diz secretário de Estado dos Transportes



A liberalização das ligações aéreas deverá ter impacto de 100 milhões de euros na economia dos Açores, diz ainda o secretário de Estado dos Transportes

Arrancou este domingo a liberalização das ligações aéreas entre o Continente e a Ilha de São Miguel, uma medida que, acredita o secretário de Estado dos Transportes, irá triplicar o número de turistas nos Açores.

"Não especulamos sobre o número de novos visitantes nos Açores, mas este será um valor que, na pior das expectativas, será três vezes superior ao número de turistas atuais", diz Sérgio Monteiro, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

Isto porque, explica o secretário de Estado, há uma correlação entre a redução do preço das viagens e o aumento do número de passageiros. "Acreditamos que os benefícios do modelo perdurarão para lá da novidade, isto é, que a tarifa média para voar para os Açores vai ser estruturalmente baixa, pelo que o número de passageiros, por comparação com o modelo de obrigação de serviço público, vai ser sempre maior", diz Sérgio Monteiro, que acredita que o crescimento será sustentável e não apenas momentâneo, fruto do fator "novidade".

O Governo não tem uma previsão de qual será o aumento das receitas turísticas, mas aponta para os indicadores nacionais como termo de comparação. "Numa estadia entre 3 e 4 dias, e um valor diário, deixado pelos turistas na economia, entre os 100 e 105 euros, entre estadia e consumo que fazem, falamos de um impacto bastante superior a 100 milhões de euros", explica Sérgio Monteiro. Ou seja, "os novos entrantes deverão trazer mais 100 milhões de euros, por ano, para a região, entre alojamento e consumo".

Sem comentários