Header Ads

Açoriano chegou ao Canada com 140 euros e hoje tem empresa de 70 milhoes


Isidro Flores, um português de Vancouver, na costa leste do Canadá, imigrou para o país norte-americano há 40 anos com apenas 182 dólares no bolso e hoje tem uma empresa avaliada em dezenas de milhões de dólares.

Proveniente de São Sebastião (Açores), Isidro Flores, de 61 anos, imigrou para o Canadá aos 24 à procura de uma vida melhor, levou no bolso apenas 182 dólares canadianos (140 euros).

Ao chegar ao Canadá, ingressou no mercado laboral da construção civil, e há 15 anos decidiu criar a Concord Concrete Pumps, uma empresa que produz camiões equipados com bombas de betão.

Fruto da experiência no ramo da construção, Isidro Flores decidiu avançar naquela indústria, fazendo concorrência a gigantes alemães e italianos, que há mais de cinquenta anos lideram aquele mercado.

"Na altura só havia duas empresas que fabricavam aquele tipo de veículos. Pensei que construir máquinas desta natureza seria como dar uma segunda oportunidade a muitos trabalhadores, especialmente à comunidade portuguesa, que é envolvida em muito deste trabalho (construção civil)", disse o empresário à Lusa.

Referindo que "o preço das máquinas não era acessível", explicou que, enquanto fabricante, quis reduzir o preço, "dando mais oportunidades àquelas empresas".

A Concord está neste momento a construir a maior máquina para os Estados Unidos, ou seja "a maior máquina em termos mundiais", que, segundo a crítica dos profissionais do sector, disse, "é a mais potente, aquela que oferece mais segurança e qualidade", competindo contra o hegemonia alemã e italiana.

A sede da companhia está localizada em Port Coquitlam, a 30 quilómetros de Vancouver, contando com 60 empregados. A fábrica principal está localizada em Gyeongsangnam-do, na Coreia do Sul, tendo nos seus quadros 150 operadores.

A fábrica na Ásia serve actualmente mercados como a Jordânia e Austrália, sendo que a empresa situada na Colúmbia Britânica serve todo o mercado norte-americano e México e ainda o Brasil.

Isidro Flores disse ainda que não tem dúvidas de que a sua empresa é também hoje em dia "muito competitiva, tanto para o mercado português como para o europeu".

"Como a Concord apenas existe há 15 anos, embora seja um produto com qualidade, ainda não é conhecida comparativamente com empresas que estão no mercado há cinquenta ou sessenta anos", realçou.

Em termos de futuro, o luso-canadiano disse que pretende dentro de dois anos "liderar o mercado dos Estados Unidos".

A Concord Concrete Pumps produz mensalmente 12 máquinas, cerca de 100 por ano. O maior veículo está dotado com uma superbomba que tem um alcance de 62 metros. A matéria com que são fabricadas as bombas de betão é importada da Suécia (ferro) e os componentes hidráulicos da Alemanha.

Sob o lema de ajudar o próximo, o empresário Isidro Flores está actualmente a auxiliar 15 crianças carenciadas de países como o Brasil, Índia, Cambodja e Indonésia, apoiando-as com subsídios ao longo do ano.

Lusa/SOL

3 comentários:

  1. Este senhor e´,um lutador inteligente do meu estilo que Deus o abençoe e lhe de ainda mais sabedoria.

    ResponderEliminar
  2. Um orgulho e determinação, continue, muita saúde!

    ResponderEliminar