Header Ads

Açoriano Pauleta eleito como o terceiro melhor jogador do século



O site do canal de televisão Eurosport lançou nas últimas semanas uma iniciativa na qual se proponha a elaborar uma lista dos 100 melhores jogadores do século a atuar em França. Nesta tabela, e numa posição bem destacada, surge um tal de Pauleta, avançado português que durante 8 anos se dedicou a “violar” balizas na Ligue 1. O português, que fez carreira no Bordéus e Paris SG, surge no terceiro posto, apenas sendo batido por Juninho Pernambucano (1.º) e Zlatan Ibrahimovic (2.º).

Melhor marcador do atual século na Ligue 1, com 141 golos, Pauleta é descrito como o “avançado com perfil atípico”. “Não tinha a velocidade de Djibril Cissé, a arte em movimento de Karim Benzema ou a genialidade de Zlatan Ibrahimovic. Pauleta não dominava pela força, velocidade, envergadura ou drible. Tinha a capacidade única de estar no sítio certo à hora certa, mas também de fazer o gesto certo para marcar. E sem qualidades típicas de um jogador de século XXI, o que ainda dá mais valor aos seus números”, pode ler-se no artigo dedicado ao português, que depois é suportado pelas estatísticas… esclaredoras. É que, desde 2000, na Ligue 1, Pauleta soma os tais 141 golos, deixando o segundo colocado neste particular a 39 tentos – o avançado Gignac, recentemente transferido para o Tigres, do México.

De resto, apenas de referir a presença de um outro português nesta tabela, o médio Tiago, ainda em atividade, ao serviço do At. Madrid, que surge no 59.º posto. “No verão em que Michael Essien deixou o Lyon para rumar ao Chelsea, Tiago fez a viagem inversa. E o Lyon não se arrependeu. O português ficou dois anos no clube e rapidamente assumiu as rédeas do meio campo”, podia ler-se no texto dedicado ao português.

Por fim, nota para a presença de outros jogadores de referência, tais como Lisandro López, em 22.º ou de Ronaldinho, em 30.º. Há ainda a presença de Lucho González, em 43.º,

Os melhores do século em França

1 – Juninho
2 – Ibrahimovic
3 – Pauleta
4 – Cris
5 – Hazard
6 – Landreau
7 – Djibril Cissé
8 – Coupet
9 – Malouda
10 – Benzema
(…)
59 – Tiago

Fonte: Jornal Record

Sem comentários