Header Ads

São Miguel: em estado puro

Foto de Paulo Botelho

Se há local onde a natureza se mostra em todo o esplendor é nos Açores, um arquipélago constituído por 9 ilhas, todas de origem vulcânica. 

São Miguel, a maior e mais desenvolvida das ilhas, tem inúmeros recantos de natureza em estado puro. Vai adorar e dificilmente não quererá voltar.

Em Ponta Delgada, capital da ilha, vale a pena uma visita à igreja Matriz e aproveite para passear na zona das Portas da Cidade, uma estrutura do séc. 18, onde o branco contrasta com o escuro da pedra basáltica.

Para visitar São Miguel é obrigatório ter carro, ou optar por uma agência que faça circuitos guiados. No topo das atrações está o Vale das Furnas. Ali pode ver a forma como o cozido é feito debaixo de terra - demora cerca de seis horas - e assistir a um espetáculo único nas caldeiras. Prepare-se para um forte cheiro a enxofre. Visite ainda a lagoa das Furnas, a poça da Dona Beija - 2 euros - e o parque Terra Nostra, onde pode tomar banho numa água entre os 35 e os 40 graus.

AS LAGOAS
Sendo a Lagoa das Sete Cidades a mais conhecida da ilha, a minha escolha recai na imponente e arrebatadora Lagoa do Fogo. Se é um amante da natureza, reserve umas horas para descer e tomar um banho na lagoa, se a temperatura exterior o permitir. De volta a Ponta Delgada faça uma paragem na Caldeira Velha e relaxe na piscina natural, em pleno contacto com a natureza.

Uma visita à fábrica de chá Gorreana ou a uma plantação de ananases vale sempre a pena. Se for no verão dê um mergulhe no ilhéu de Vila Franca do Campo.
Vanda Cipriano

www.sabado.pt

Sem comentários