Header Ads

Edifício do Ano 2016: Cella Bar, na ilha do Pico, foi um dos vencedores!



O Cella Bar, nos Açores, do ateliê FCC Arquitetura e Paulo Lobo, ganhou a categoria de hospitalidade, a Cozinha Comunitária Terras da Costa, na Costa de Caparica, da responsabilidade do ateliermob e do Coletivo Warehouse, venceu a categoria de arquitetura pública, e a Casa de Guimarães, de Elisabete de Oliveira Saldanha, saiu vitoriosa na categoria de remodelação.


Nesta sétima edição do galardão internacional, atribuído pelo público especializado da área da arquitetura que visita a plataforma norte-americana, estiveram disponíveis para votação cerca de 3.000 projetos de todo o mundo, distribuídos por 14 categorias, contando-se sete projetos portugueses entre os 70 finalistas.

O Cella Bar não é só um bar, é também um restaurante. Mas o que chama mesmo a atenção é a sua arquitetura incrível, que faz com que já tenha sido destacado em várias revistas de todo o mundo.

Situado na vila Madalena, no extremo ocidental da Ilha do Pico, o Cella Bar é um dos edifícios mais encantadores do mundo. O edifício foi projetado pelo ateliê FCC Arquitetura e Paulo Lobo, e acaba de ganhar o “Prémio Edifício do Ano” na categoria de hospitalidade, promovido pela plataforma Archdaily, dedicada à arquitetura.

Filipe Paulo, 34 anos, e Fábio Matos, 36, dois amigos naturais do Pico, são os gerentes que idealizaram o bar/restaurante. Em 2010 decidiram abrir este espaço com esplanada (que até permite ver o Faial) porque nesta zona, afastada de tudo, faltava um local onde os habitantes e turistas pudessem conviver e beber um café ou comer alguma coisa de frente para uma vista de cortar a respiração.

O bar está dividido em dois espaços: u restaurante numa casa de basalto que estava abandonada há vários anos e que foi recuperada pelos sócios, e a recente estrutura de madeira onde está o bar. O conceito da nova estrutura era simples: fazer algo moderno, orgânico e inspirado no vinho e no mar, tendo como objetivo ter uma construção marcante que destacasse a vila a nível internacional.

Objetivo atingido. Afinal, hoje o Cella Bar já é notícia pelo mundo fora, com prémios e publicações em vários sites de vários pontos do planeta.






in revistaport.com

Sem comentários