Header Ads

Câmara do Funchal aprova geminação com Angra do Heroísmo


A Câmara Municipal do Funchal aprovou, por unanimidade, uma proposta de geminação entre a capital madeirense e a cidade de Angra do Heroísmo, informou o presidente da autarquia, Paulo Cafôfo.

O autarca disse que a união entre as duas cidades visa manter vivos os laços históricos que as unem e, simultaneamente, conciliá-los com "interesses políticos atuais", nomeadamente ao nível do turismo e da valorização do património edificado.

"Angra do Heroísmo é uma cidade Património da Humanidade da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura] e tem tido uma ação exemplar na preservação do seu património", realçou Paulo Cafôfo, no final da reunião camarária, esclarecendo que o município pretende "ter ganhos" com a experiência da cidade açoriana, para aplicá-los nos projetos de recuperação de imóveis históricos no Funchal.

O autarca sublinhou, por outro lado, que Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, tem interesses no turismo, setor onde o Funchal tem muita experiência, pois trata-se de um destino turístico já consolidado.

"Para nós é muito importante esta ligação entre os Açores e a Madeira, pois muitas vezes os arquipélagos estão de costas voltadas, quando aquilo que nos une é muito mais do que aquilo nos separa", vincou Paulo Cafôfo, lembrando que a geminação vai unir cidades que têm um passado comum, pois faziam parte da rota do Cabo (ligações marítimas entre a Europa e a África do Sul), além de que a diocese do Funchal superentendia a Angra do Heroísmo.

Na reunião camarária de hoje, foi também aprovado por unanimidade a atribuição de um subsídio de 13 mil euros à organização do festival Summer Opening, que vai realizar-se no verão, no Parque de Santa Catarina, no centro do Funchal.

"Temos uma cidade que precisa de eventos, dinamismo, vida e a parte cultural relacionada com os festivais é muito importante pelo que provoca [de positivo] na cidade, não só em termos de lazer, mas também na economia local", realçou Paulo Cafôfo.

A Câmara Municipal do Funchal é liderada pela coligação Mudança (PS, BE, PTP, MPT e PAN), que derrotou o PSD nas eleições autárquicas de 2013.

Fonte: AO

Sem comentários