Header Ads

«Bombeiro do ano» é Açoriano




O chefe do corpo de bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, São Miguel, Açores, Raulino Machado Ventura, é o vencedor do prémio “Bombeiro de Mérito 2015”, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) com o apoio da Fundação Montepio.

Raulino Ventura arriscou a própria vida, em 2 de julho de 2015, no salvamento a um cidadão estrangeiro que se encontrava no mar revolto junto da Praia de Santana, em Rabo de Peixe.

O homem, de origem checa, encontrava-se a meia centena de metros da costa agarrado a uma rocha, fustigado pelas vagas e evidenciando sinais de desorientação. Perante aquele quadro, com o perigo eminente do homem desaparecer no mar e apesar de não dispor no local de equipamentos apropriados e da impossibilidade de esperar por meios aquáticos vindos de Ponta Delgada, o chefe Raulino Ventura fez-se ao mar com uma simples bóia circular e conseguiu realizar o resgate com sucesso.

No âmbito do prémio Bombeiro de Mérito, o júri deliberou também atribuir o conjunto de menções honrosas previstas no regulamento. Na menção “Câmara Municipal” a escolha do júri recaiu na Câmara de Vila Nova de Famalicão. Na menção “Dirigente Associativo” o presidente da assembleia-geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira, Carlos Manuel Antunes Fernandes, foi o escolhido. No âmbito do “Elemento do Quadro de Comando” a escolha recaiu no adjunto de comando do corpo de bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros de Portimão, Filipe Alexandre Tavares Pinto. Na menção “Personalidade Empresarial ou Empresa” a escolha foi para a “Lisnave, Estaleiros Navais SA.

No domínio “Personalidade da Sociedade Portuguesa” o Júri elegeu Alberto Couto Alves.

in esposende24.net

Sem comentários