Header Ads

ILHA TERCEIRA: 'TAL ESPECTÁCULO' NO ATLÂNTICO



Se de repente acordar rodeado de água, com uma paisagem verde e idílica à sua volta, e um povo encantador, que sabe receber como poucos, não pense que está a sonhar... acordou na Terceira.
Para quem ainda está a ponderar onde passar uns dias de férias, rumar ao arquipélago dos Açores, com destino ao Aeroporto Internacional das Lajes, é uma solução que tem tanto de surpreendente como fascinante. Já conhece São Miguel, Faial, o Pico, Flores, Graciosa, Santa Maria, Corvo, São Jorge? Fantástico. Falta-lhe conhecer a Terceira? Então prepare-se para ser surpreendido por um local encantador.

Com pouco mais de 400 km quadrados de terra, a simplicidade desta ilha vai deixá-lo fascinado, não só com as suas paisagens verdejantes, as suas festas anuais, desde as Sanjoaninas até às Festas da Praia (que começaram na sexta-feira e se prolongam até 7 de agosto), mas também pela sua gastronomia e pelas suas gentes.
Chegar à Terceira é como ser recebido em casa dos melhores amigos e essa metáfora pode ser comprovada se procurar o Café do Roberto. Um restaurante situado na Freguesia de Posto Santo, no interior, onde, para além de todos os pratos com que se pode deliciar, tem uma excelente carta de vinhos ao seu dispor e é recebido com o carinho que o Roberto, a Marilda e a maravilhosa Inês nos oferecem.



Parte integrante do grupo central do arquipélago dos Açores, a Terceira permite-lhe desfrutar do Atlântico das mais diversas formas, seja em passeios de barco ao largo da ilha, na magnífica zona balnear dos Biscoitos, ou na praia de Angra (Prainha). Mas se preferir explorar outras realidades, ficará fascinado com a Reserva Florestal da Mata da Serreta, a reserva geológica do Algar do Carvão e as Furnas de Enxofre ou até uma visita à Base das Lajes.

A oferta é grande e se no meio dos cerca de 56 mil habitantes tiver a sorte de se cruzar com a família Nanques, então, acredite, é um privilegiado, pois ficará mais perto de conhecer o ‘Solar das Virgens’, na freguesia dos Biscoitos, o espaço onde o coração bate ao ritmo da amizade.

Onde ficar: Hotel Caracol, encostado ao Atlântico, é uma excelente opção para passar uns dias na Ilha Terceira

Onde comer: O Café do Roberto é uma espécie de paraíso gastronómico na freguesia de Posto Santo. Lombos de atum no forno ou o leitão assado são apenas algumas opções que, aliadas à forma como o Roberto, a Marilda e a Inês sabem receber, fazem-nos sentir em família

DICAS

- A ilha Terceira é uma excelente opção de férias em qualquer altura do ano, mas, até ao dia 7 de agosto, pode aproveitar para presenciar as Festas da Praia, em plena Praia da Vitória. Muita música, cultura tradicional e gastronomia local
- Se marcar com alguma antecedência, consegue viagens por valores a rondar os 75 euros, ida e volta (voos diretos)
-Procure fugir aos roteiros turísticos tradicionais, o que lhe permite encontrar locais como o Restaurante O Galanta (foto em cima), em São Braz, onde pode provar uma boa alcatra de peixe.
-A reserva geológica do Algar do Carvão e as Furnas de enxofre, a zona balnear dos Biscoitos, com vestígios de erupções vulcânicas e o Monte Brasil, em Angra do Heroísmo, são locais a conhecer

in record.xl.pt

Sem comentários