Pyrosomas inundam mar dos Açores: assustam, mas não 'mordem'
Pyrosomas no Mar dos Açores — Fenómeno Natural Inofensivo
O que são Pyrosomas?
Os pyrosomas são estruturas gelatinosas, semelhantes a um tubo, que podem atingir até oito metros de comprimento. Normalmente vivem a grandes profundidades no oceano, mas este ano têm sido avistados em grande número e muito perto da costa dos Açores, algo pouco comum.
Um fenómeno natural raro e seguro
Apesar do tamanho impressionante, os pyrosomas são totalmente inofensivos. Compostos por colónias de pequenos pólipos, não possuem venenos nem toxinas, sendo muito diferentes das águas-vivas ou caravelas. Podem ter uma coloração suave devido ao aparelho digestivo dos pólipos, mas mantêm-se semi-transparentes.
Avistamentos nas Ilhas
O biólogo João Pedro Barreiros, da Universidade dos Açores, relatou ter encontrado várias colónias mesmo em baixas profundidades, incluindo no Porto de Pipas, em Angra do Heroísmo. Este fenómeno tem sido registado por mergulhadores, pescadores e turistas em várias ilhas.
Estudo Internacional em Curso
Os pyrosomas nos Açores estão a ser alvo de um estudo internacional que procura realizar a identificação genética das espécies encontradas. Amostras recolhidas serão enviadas para o Instituto Oceanográfico de Woods Hole, nos Estados Unidos, para determinar se existe mais do que uma espécie presente.
Colaboração da comunidade
O biólogo apela à colaboração da população: caso encontre um pyrosoma, é possível recolher uma amostra manualmente, colocá-la num frasco com água do mar e entregar na Universidade dos Açores ou às autoridades marítimas.
Vídeo — Pyrosomas no mar açoriano
Curiosidade
Os pyrosomas fazem parte da dieta de tartarugas e outros animais marinhos. Apesar de o fenómeno ser visualmente impactante, representa uma oportunidade única de estudo e observação no arquipélago.
Fonte: TVI 24
Fazem um artigo , e depois justificam esse artigo com imagens da nova zelandia? Top!
ResponderEliminar