Header Ads

Vai cair neve em Rabo de Peixe durante o fim-de-semana para abrilhantar o Natal



A época natalícia é, por si só, uma época de magia em que são as crianças quem mais se delicia com todo o brilho desta quadra onde a família tem destaque central nos festejos. Mas porque Natal também é animação, a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe aposta este ano na II edição da Vila de Natal que decorre no próximo fim-de-semana.
A Vila de Natal pretende proporcionar, mais uma vez, diversas actividades para as crianças “e não só”, avisa o Presidente da Junta de Freguesia, Jaime Vieira. “Este ano as novidades serão maiores, num local onde o brilho da luz de Natal será mágico e onde não faltará neve e outras surpresas que irão divertir os miúdos e os pais”, adianta Jaime Vieira. 
O Presidente da Junta destaca que a escolha de apresentar neve, ainda que artificial, se prende com o facto “da maioria das pessoas não conhecer neve e a imitação quase perfeita, tirando a temperatura, vai permitir esse contacto”, destaca. Haverá ainda uma casa do Pai Natal onde os mais novos poderão tirar uma fotografia especial, sendo também cada criança presenteada com um balão e um chocolate. “Haverá muitas surpresas e só vindo presenciar a magia do Natal em Rabo de Peixe”, convida Jaime Vieira. 
A iniciativa vai decorrer na rua do Divino Espírito Santo, no parque de estacionamento mesmo por detrás da Junta, e será inaugurada já esta Sexta-feira pelas 19 horas, prolongando-se até às 21 horas, estando disponíveis pinturas faciais, pula-pulas e outras brincadeiras.
No Sábado, dia 17, a partir das 17horas e até às 20horas, haverá animação com o Grupo de Tambores Âncora da Vila, pipocas, pinturas faciais e demais brincadeiras e histórias alusivas ao natal. Já no Domingo, no mesmo horário, a animação será feita pela Charanga dos Escoteiros, havendo também pipocas, pinturas faciais e outras animações. 
Esta será a II edição da iniciativa e Jaime Vieira refere que caso se verifique mau tempo durante o fim-de-semana, que não permita concretizar o evento “poderemos alterar para se fazer durante um dia de semana”. Isto porque, garante, “o investimento e a beleza deste evento não podem ficar sem ser mostrados, porque é mágico o que vai acontecer na Vila de Natal”, refere.

Eventos sobrepostos
A Vila de Natal de Rabo de Peixe decorre este ano no mesmo fim-de-semana que a Aldeia de Natal da Ribeira Grande que já decorreu no passado fim-de-semana e que se prolonga também de 16 a 18 de Dezembro. 
Jaime Vieira reconhece que os dois eventos vão colidir nas datas, mas adianta que “não tínhamos outra data, já que não podíamos fazer no primeiro fim-de-semana de Dezembro porque ainda era muito cedo, nem podíamos fazer no fim-de-semana de Natal”.
Este vai ser “um risco” que a Junta de Freguesia vai correr, mas o Presidente da Junta de Freguesia garante que “temos a nossa população e a Ribeira Grande tem a sua população e vamos ver o que vai acontecer”. Mas Jaime Vieira acredita que “vamos ter uma grande afluência de público e por isso não nos preocupamos”, embora saliente que “se acontecer alguma coisa que não estamos à espera, havemos de conversar com a autarquia para o próximo ano para fazermos uma planificação diferente. Mas não estamos preocupados”, assegura.

Outras iniciativas
Além da Vila de Natal, a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe tem um vasto programa para esta época natalícia que arrancou no dia 4 de Dezembro, com a abertura do Mercadinho de Natal no Centro Comunitário e de Juventude de Rabo de Peixe. A inauguração das luzes de Natal esteve prevista para o dia 8 de Dezembro, mas houve necessidade de alterar a data e apenas no dia 12 é que se realizou a inauguração da iluminação. Houve também o tradicional concurso de montras, onde foram escolhidas três das mais bem decoradas montras da Vila. Também o presépio, junto à Igreja do Bom Jesus e com representações bíblicas alusivas ao nascimento de Jesus em vários pontos de entrada na Vila, já foi inaugurado. 
A Junta de Freguesia tem também por hábito, desde que tomou posse, dar as boas festas aos habitantes da Vila percorrendo, em carro alegórico, todas as ruas de Rabo de Peixe “desejando pessoalmente as boas festas aos moradores”. Ontem a Junta de Freguesia realizou um passeio com a população sénior para uma visita ao também tradicional presépio das Furnas.
Já hoje, Quinta-feira, decorre também o desfile de pais natais em que está já confirmada a presença de mais de mil crianças que vão percorrer as várias artérias da Vila, dando uma animação diferente a esta quadra natalícia. 
Jaime Vieira destaca ainda uma iniciativa que tomou forma desde que a Junta tomou posse, e que se tem vindo a tornar uma tradição. “As árvores de Natal comunitárias que colocamos em diversos pontos da Vila, em que as comunidades de ruas ou bairros decoram as suas árvores com material reciclado”, desceve Jaime Vieira. As várias árvores de Natal comunitárias serão depois avaliadas por um júri que irá seleccionar as três melhores árvores a concurso. “O que interessa mesmo é ornamentar as árvores e dotar os bairros de árvores de Natal para vincar o espírito natalício”, explica Jaime Vieira, que acrescenta que juntamente com as árvores de Natal há também um concurso de presépios.
O objectivo de todas estas iniciativas é “pôr Rabo de Peixe no meio da magia do Natal” e levar mais visitantes à vila piscatória, principalmente nesta altura de fraternidade, mas também de diversão.

Fonte: Correio dos Açores

Sem comentários