Header Ads

Marcelo Rebelo de Sousa falou ao telefone com Trump sobre a base das Lajes


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou esta quinta-feira por telefone com o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, abordando o relacionamento histórico bilateral e a base das Lajes. A informação foi confirmada à Lusa por fonte de Belém.
“O Presidente da República falou há instantes com o Presidente Trump, recordando o bom relacionamento histórico entre os dois países, que é uma garantia da continuação de uma cooperação útil no futuro”, afirmou à Lusa fonte da Presidência da República, cerca das 14:40.
Segundo a mesma fonte, foi “uma conversa de cerca de 12 minutos”, durante a qual, entre outros temas, “falaram da base das Lajes”, nos Açores.
Marcelo Rebelo de Sousa lembrou ao novo líder norte-americano “que Portugal foi o primeiro país a reconhecer a independência dos Estados Unidos da América”.
Donald Trump venceu as eleições presidenciais norte-americanas de 8 de novembro, que disputou como candidato republicano, contra a democrata Hillary Clinton, e vai tomar posse como Presidente dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro, sucedendo a Barack Obama.
No dia seguinte a essas eleições, 9 de novembro, Marcelo Rebelo de Sousa disse esperar que o próximo Presidente dos Estados Unidos “dê continuidade a uma grande história e a uma grande democracia”, e também à “magnífica amizade” com Portugal, tendo em devida consideração o peso da comunidade lusodescendente.
O chefe de Estado salientou que “Portugal foi um dos primeiros estados europeus a reconhecer a independência dos Estados Unidos” e referiu-se aos dois países como “parceiros e aliados que nunca, mas nunca, devem esquecer que o são, seja em tempos de maior paz e calma, seja em tempos de desafios maiores”.

Sem comentários