Header Ads

II edição do Columbus Trail em Santa Maria conta com mais de 140 atletas de 10 nacionalidades



A ilha de Santa Maria recebe sábado, 25 de Fevereiro, a segunda edição do Columbus Trail, uma prova de ‘trail running’ com a chancela Azores Trail Run e Açores – Certificado pela Natureza, onde são esperados mais de 140 atletas de 10 nacionalidades e que evoca a passagem do navegador Cristóvão Colombo por esta ilha.

A competição, organizada pelo Azores Trail Run em parceria com a Direcção Regional do Turismo, divide-se em três provas, nomeadamente o Grande Trail (77 km), a Maratona (42 km) e a Meia-Maratona (22 km), sendo esta uma estreia em 2017.

Entre os atletas esperados em Santa Maria, destaque para os vencedores da última edição da Triangle Adventure que decorreu em Outubro nas ilhas de Faial, Pico e São Jorge.

O francês Thibaut Baronian e a austríaca Sandra Koblmüller vão agora estrear-se nos trilhos marienses, bem diferentes da experiência que encontraram no Triângulo.

Nos trilhos de Santa Maria também estará o polaco Kamil Leśniak, vencedor do Trail Endurance Ilha Azul em 2016, principal percurso da prova mãe do Azores Trail Run, que volta a decorrer em Maio, no Faial.

Entre os portugueses, destaque para a participação de Armando Teixeira, um dos melhores ultramaratonistas da Europa, vencedor da edição 2015 do Triangle Adventure.

De salientar também a presença da formação A.C.E. – Acabar com Estilo, equipa constituída pelo humorista Pedro Pacheco Fernandes, o chef Kiko Martins, o actor Miguel Costa e o músico Diogo Dias.

O Columbus Trail, que decorre em plena época baixa do turismo, tem um grande impacto na comunidade mariense, cuja população residente de pouco mais de 5.500 habitantes usufrui das vantagens inerentes à organização de uma prova desportiva deste género, consubstanciando-se como um palco privilegiado para o incentivo da modalidade.

Cada um dos três percursos do Columbus Trail reveste-se de particular beleza, sendo também desafiantes para os atletas pelas suas características técnicas, uma vez que Santa Maria, por ser a ilha mais antiga dos Açores e pela sua geologia bastante peculiar, possui uma paisagem diferente do restante arquipélago, com um clima também particular.

A partida do Grand Trail e da Maratona terá lugar às 08h00, junto ao Forte de São Brás, em Vila do Porto, enquanto os atletas da Meia-Maratona partem às 14h00 da Ermida de Fátima, em São Pedro.

A primeira edição da prova, disputada no ano passado, contou com cerca de 80 participantes, tendo o austríaco Tom Wagner sido o primeiro no Grand Trail, enquanto o inglês Tom Owens venceu a prova de 42 km.

in norevista.pt

Sem comentários