Header Ads

Festival de música Terra dos Barcos coloca Ilha do Pico na rota dos festivais



A freguesia de Santo Amaro, na ilha do Pico, nos Açores, vai ser palco do festival de música Terra dos Barcos.

Contando com a presença de Mário Laginha, Ilha do Pico vai ser palco de terça a quinta-feira do festival de música Terra dos Barcos

"O festival de música tem tudo a ver com este ambiente cénico e sonoro que os Açores oferecem. A música consegue respirar e dar som a este ambiente que se vive na região", declarou à agência Lusa Paula Oliveira, presidente da Associação Cultural de Amigos de Santo Amaro do Pico (ACASAP), organizadora do evento.


Paula Oliveira, cantora de jazz, explicou ainda que este festival resulta de um desafio que foi feito pela população de Santo Amaro, ”referindo que a designação do festival resulta do facto de a freguesia estar ligada à construção naval”.


Santo Amaro é uma freguesia do concelho de São Roque do Pico, com cerca de 288 habitantes, sendo considerada, ao longo dos séculos, o principal estaleiro naval dos Açores onde foram construídos botes, lanchas, traineiras e outras embarcações de pescas e transporte de passageiros., refere a nota de imprensa

Paula Oliveira referiu ainda que esta iniciativa integra três concertos ligados pela guitarra portuguesa, sendo esta “outra assinatura deste festival”, pois de futuro o objectivo é a promoção da música e cultura portuguesas.

Segundo esta artista ligada ao jazz o primeiro concerto será assegurado por Marco Rodrigues, que trará o fado de Lisboa, o segundo por Mário Laginha e o seu projecto Novo trio,e o último um fado de Coimbra.


Há ainda a destacar, segundo a organização uma degustação do tradicional caldo de peixe à moda de Santo Amaro, com a assinatura dos pescadores locais, seguido de um concerto improvisado, alimentado pela filarmónica da freguesia, que apoiará um encontro entre músicos açorianos e continentais "completamente informal mas com uma grande partilha".


Paula Oliveira afirmou que outra das componentes do festival é a realização de um documentário, da responsabilidade do cineasta Paulo Seabra, que vai apresentar uma "visão de alguém que visita os Açores e se apaixona pelas vistas, pelo mar e pela montanha, o ar que se respira" mas, "sobretudo, pelas pessoas".


O documentário pretende, por outro lado, ser "demonstrativo do impacto que este tipo de eventos poderá ter na comunidade local, com especial enfoque no turismo de natureza".


O evento é apoiado pela Câmara Municipal de São Roque do Pico, Junta de Freguesia de Santo Amaro do Pico, Sociedade Filarmónica Recreio de Santamarense e pela Atlânticoline, contando com o patrocínio da direção regional do Turismo.

in hardmusica.pt

Sem comentários