Header Ads

Hoje a noite é delas. Nos Açores é Dia das Amigas



É uma tradição que os insulares têm preservado nas últimas décadas. Nas quintas-feiras que antecedem o Carnaval, amigos, amigas, compadres e compadres saem à rua para celebrar os laços de amizade.

Tudo gira à volta do Carnaval, com comemorações que seguiam do Natal até ao dia do Entrudo. Os excessos que eram permitidos antes da Quaresma deram origem a celebrações que ganharam tradição nos Açores.

A quinta-feira passada foi dedicada aos amigos. Hoje é dia delas saírem à rua. Os festejos incluem jantares, prendas, trajes a rigor e até shows de striptease. "Uma espécie de perda de regras e de normas", explica a socióloga Piedade Lalanda, "naquele dia tudo é permitido". Como um libertar de tensões, com excessos que muitas vezes são aceites.

Estas celebrações açorianas funcionam como um reforço das relações de amizade, que para a socióloga também precisam de ser acarinhadas. "O facto de se descomprimirem os laços formais, e haver uma certa libertação emocional, acaba por fortalecer as redes de sociabilidade", lembra, "as comunidades precisam destes reforços de laços".

A socióloga açoriana refere que a tradição foi mudando, mas o espírito de festividade mantém-se sempre igual.

As festividades acabam por juntar multidões de mulheres que se encontram para celebrar a amizade. Ninguém fica em casa nestes dias de catarse com sabor insular.

Hoje, a noite é delas. Na próxima semana saem à rua os compadres. Na quinta-feira seguinte, é dia de comadres.

in tsf.pt

Sem comentários