Header Ads

PS traz deputados da República a conhecer o Carnaval da Terceira



Os deputados do PS eleitos pelos Açores para a Assembleia da República, Carlos César, Lara Martinho e João Castro, convidaram parlamentares de todas as forças políticas representadas no Parlamento nacional para uma viagem de reconhecimento do Carnaval da ilha Terceira.

Essa viagem, que terá lugar de 11 a 13 de Fevereiro, tem por objetivo primordial perceber uma das tradições mais antigas do Carnaval em Portugal, muito próprio desta ilha trazida pelos primeiros povoadores. “Trata-se da maior manifestação de teatro popular em Portugal por muitos considerada uma das maiores a nível mundial, que reúne centenas de músicos, figurantes e atores amadores, que percorrem dezenas de palcos e atuam para milhares de pessoas durante os dias de Carnaval”, revela Lara Martinho.

A deputada terceirense acredita que “reconhecimento desta realidade” por parte dos deputados permitirá “a análise de possíveis iniciativas que permitam a preservação desta importante tradição cultural”. “Esta tradição já centenária, sem qualquer fim comercial ou lucrativo, abraça agora um novo desafio relacionado com o pagamento de taxas de Direitos de Autor que pode colocar em risco a dimensão desta festividade, tão caraterística dos Açores”, alerta.

Os deputados vão poder assistir aos bailinhos e danças de Carnaval, darão a volta à ilha, com paragens em alguns dos salões mais frequentados e tradicionais onde terão oportunidade de ver também a dança de pandeireta e dança de espadas.

Esta iniciativa conta ainda com a parceria da ART – Associação Regional do Turismo, Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória e Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.

Sem comentários