Header Ads

Imagens inéditas captadas ao largo dos Açores impressionam biólogos


Vídeo mostra pela primeira vez o processo de acasalamento dos peixes Caulophryne jordani.

Um vídeo filmado ao largo da ilha de São Jorge, nos Açores, está a captar a atenção da comunidade científica internacional.

Um peixe fêmea Caulophryne jordani, da ordem dos Lophiiformes (a mesma do tamboril), foi pela primeira vez filmado em processo de acasalamento pela fundação Rebikoff-Niggeler, a cerca de 800 metros de profundidade.

Estes peixes conhecidos como xarrocos acasalam através do chamado parasitismo sexual. A fêmea, com 16 cm de comprimento, tem um macho preso ao ventre. O peixe de menores dimensões, apenas três centímetros, recebe proteção e retira nutrientes do sistema circulatório, fecundando a fêmea quando esta estiver pronta a desovar.

Outra descoberta inédita diz respeito ao método de caça deste peixe. Sabia-se que os animais desta espécie usavam um apêndice bioluminescente para atrair presas na escuridão, mas nunca fora antes visto que os filamentos e barbatanas também parecem emitir luz.

O vídeo foi captado em agosto de 2016 pelo casal Kirsten e Joachim Jakobsen, mas só agora divulgado ao público pela fundação na plataforma Vimeo.

À TSF, Kirsten Jakobsen conta que têm sido muitos os contactos da imprensa e comunidade científica internacionais.

Os Açores são muito ricos em biodiversidade marinha, mas em 18 anos de trabalho, "nunca tínhamos observado este peixe" nestas circunstâncias, conta.

"Nunca vi nada assim", disse à revista Science Ted Pietsch, investigador dedicado ao estudo de peixes de regiões abissais na Universidade de Washington.


deep-sea anglerfish observed for the first time ever from Fundação Rebikoff-Niggeler on Vimeo.

Sem comentários