Header Ads

Foi descoberto um novo campo hidrotermal nos Açores



Dos oito campos conhecidos no arquipélago, este é o que fica a menos profundidade.

A Expedição Oceano Azul descobriu um novo campo hidrotermal que, entre os oito já conhecidos nos Açores, é o que está a menos profundidade. Para sermos mais precisos, a 570 metros, no monte submarino Gigante, a 60 milhas da ilha do Faial. Foi a primeira vez que algo assim foi feito com meios exclusivamente portugueses.

“Havia indícios de que podia haver este tipo de atividade e termos selecionado esta região não foi por acaso. Mas não havia evidências, apenas indícios, foi uma felicidade”, diz à “Lusa” Emanuel Gonçalves, líder da Expedição Oceano Azul e administrador da Fundação Oceano Azul, citado pelo “Observador“.

Segundo a fundação, os campos hidrotermais são “verdadeiros oásis escondidos no oceano profundo, que normalmente são encontrados a quilómetros de profundidade e a centenas de milhas das zonas costeiras”. No fundo, são campos com água quente vinda do interior da terra, rica em minerais. Aqueles que estão mais acessíveis, como é o caso deste último descoberto, são raros.

A expedição teve início a 3 de junho e tem data de fim marcada para 23 de junho. O objetivo é explorar zonas ainda pouco conhecidas do mar dos Açores e, acima de tudo, promover a conservação marinha.


Sem comentários