Header Ads

Hospital Internacional dos Açores inicia a sua construção dia 19 de junho



O Hospital Internacional dos Açores (HIA) lançará a primeira pedra da sua construção no próximo dia 19 de junho, numa cerimónia que terá lugar pelas 14h00 no Auditório Nonagon. Na cerimónia estarão presentes a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, os promotores do projeto, entre os quais o Presidente do Conselho de Administração do HIA, Luís Miguel Farinha, e um representante do Governo Regional.


O HIA será a primeira unidade hospitalar privada do arquipélago dos Açores e pretende reforçar a Capacidade Instalada no que se refere à prestação de cuidados de saúde da região.

Para isso apostará numa oferta de serviços de qualidade, diferenciada e inovadora, concebida de forma abrangente e acurada, onde os serviços hoteleiros, a tecnologia dos equipamentos e a distinção dos recursos humanos constituirão a pedra basilar do projeto.

Revela uma nota enviada às redações que, implementada no Tecnoparque na Lagoa, a infraestrutura do HIA arquitetada numa fachada moderna e funcional, terá cerca de 12.500m2 divididos por 3 pisos, cujo investimento financeiro se situará próximo dos 30M de euros, prevendo-se que o capital humano atinja os 350 colaboradores em velocidade cruzeiro e tendo datada a sua inauguração no primeiro trimestre de 2020.

As unidades funcionais de maior diferenciação e inovação tecnológica incluem o Centro Cardiovascular dos Açores, com cirurgia vascular e cirurgia cardíaca, o Centro de Cirurgia Laparoscópica, o Centro de Urologia dos Açores e as Unidades de Cuidados Intensivos e Neurocirurgia. Por seu lado, o Bloco Operatório será constituído por 3 salas operatórias, uma das quais híbrida, enquanto o internamento contará com cerca de 60 camas, (incluindo camas para Maternidade e Pediatria) e o ambulatório integrará diversos gabinetes para acolher as cerca de 40 especialidades que estão previstas. Outra área com uma forte estrutura será a dos meios complementares de diagnóstico onde estarão presentes um laboratório Análises Clínicas e outro de Anatomia Patológica, os Centros de Função Respiratória, de Estudos Neurofisiológicos e de Audiologia e um serviço de Imagiologia integrado com disponibilidade de Tomografia Axial Computorizada (TAC’s), Ressonância Magnética, Densitometria, Ecografia, Mamografia, Pac’s de Digitalização Fina e Raios X digital.

Os serviços de Atendimento Permanente de Medicina Geral e Familiar e de Pediatria funcionarão diariamente 24H, com o apoio do transporte de ambulâncias próprio.

O HIA pretende servir toda a população residente do arquipélago, mas também estabelecer uma relação privilegiada com a comunidade emigrante e, ser igualmente uma referência da população estrangeira no âmbito do Turismo de Saúde. Para este foco estão já pensados vários pacotes de Hotelaria/Saúde que em parceria com as várias entidades regionais relacionadas com este setor, colocarão os Açores na rota do Turismo Médico Internacional, releva a mesma nota.

Sem comentários