Header Ads

Quatro novos hotéis na Ribeira Grande são investimento de 40 milhões de euros



O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, confirmou ao ‘Correio dos Açores que já deram entrada na autarquia projectos de quatro novas unidades hoteleiras, num investimento de os 40 milhões de euros, que estão à espera de pareceres de vários serviços do Governo dos Açores.
“Provavelmente, segundo os dados que temos, a Ribeira Grande é o concelho dos Açores com mais investimento turístico neste momento”, sublinhou o autarca.
Está em curso o ‘Monte Verde” que está a decorrer; já deu entrada na edilidade um investimento chinês com 41 aparthotel e já foi assinada a escritura para a construção, na zona da praia de Santa Bárbara, de 70 bungallows.
Mais recentemente, deu entrada na Câmara da Ribeira Grande um pedido de informação prévia de um novo terreno comprado por um investidor de Portugal continental, na zona de Santa Bárbara, para mais 77 bungallows.
Este projecto, que fica no litoral próximo, representa, só por si, um investimento de 11 milhões de euros com uma área bruta de construção de 6.900 metros quadrados.
O projecto, enquadrado numa categoria e quatro a cinco estrelas, tem, segundo o grupo de empresários portugueses, uma integração plena na paisagem.
Está virado para o segmento hoteleiro, com quartos duplos, quádruplos, mais suites e bungalows; e também para o turismo residencial no estilo ‘Villas’.
No total serão criadas 246 camas e 77 unidades de alojamento.Todo o complexo turístico terá um centro de talassoterapia com um SPA médio de 800 metros quadrados; tem apoio à praia; piscina exterior e interior com água salgada aquecida; espaço polivalente para reuniões e eventos; restauração e comércio; espaço para ténis e padel; Lounge/biblioteca enquanto espaço de partilha; sala de jogos; e ‘kids club.

Os quatro projectos perfazem um investimento privado de 40 milhões de euros que se vai traduzir, segundo Alexandre Gaudêncio, em centenas de postos de trabalho.
A edilidade tem vindo a “apostar muito” na necessidade de formação da população local a partir do ano lectivo que vem, numa parceria com a Escola Profissional da Ribeira Grande.
É intenção da Câmara presidida por Alexandre Gaudêncio “abrir uma série de cursos profissionais para a população na área do turismo, atendendo às necessidades que esses novos investimentos vão ter”.
Neste momento, explicou, “estamos em conversações com os investidores para perceber que tipo de oferta irá acontecer, e que tipo de procura haverá para o emprego. E é nossa intenção protocolar com os investidores que, de todos os alunos que terminem os cursos através da nossa Escola Profissional, possam pelo menos ter um estágio profissional nessas unidades hoteleiras”.

“Este desafio”, numa primeira reacção”, prosseguiu o edil, “foi muito bem visto pelos investidores privados, porque eles, mais do que ninguém, vão precisar de mão-de-obra qualificada e esta nossa estratégia evidencia a nossa preocupação de criar emprego no concelho. Esta é uma estratégia que queremos colocar em prática no ano lectivo que vem, a partir de Setembro ou Outubro”, assegurou.
Já para o hotel de Monte Verde que está a ser construído neste momento, a Câmara perspectiva a criação de 40 empregos directos, além dos empregos indirectos.
Quando todos os projectos entrados na Câmara estiverem concluídos, a autarquia estima que sejam criados à volta de 200 novos empregos.
“Por isso mesmo a nossa preocupação, para quando estes projectos estiverem concluídos a contratação possa ser feita o mais rapidamente possível, e com mão-de-obra local. Mas, para isso, é preciso qualificar a nossa população e, por isso mesmo, é nossa intenção avançar de imediato com esta formação profissional”, reformou.

1 comentário:

  1. Que tal fazer recolha de lixo no miradouro da coroa da mata e parque de estacionamento da praia dos moinhos senhor presidente

    ResponderEliminar