Header Ads

O mistério que levou dezenas de ténis da Nike às praias dos Açores

Foto de @Tracey Williams

Desde setembro de 2018 que começaram a ser encontradas peças de calçado da marca Nike na costa dos Açores. Gui Ribeiro, morador e trabalhador na limpeza do areal daquela ilha, deu o alerta para o estranho fenómeno mas acreditou que não se tratava de uma situação "anormal".

No entanto, com o passar do tempo, Gui Ribeiro constatou que não se tratava de algo pontual e que começaram a aparecer ténis, chinelos, e outro tipo de calçado na costa açoreana.

O fenómeno motivou uma reportagem da BBC que fala mesmo em dezenas de pares de sapatos perdidos pelas praias dos Açores.

Mas, sete meses depois, também na costa de Cornwall, no Reino Unido, começaram a aparecer várias peças de calçado da marca. O fenómeno repetiu-se nas praias das Bahamas, França e Irlanda. Um pouco por toda a costa banhada pelo Atlântico há relatos de calçado perdido nos areais.

Segundo a BBC, o calçado deverá pertencer ao carregamento da mesma embarcação que terá perdido grande parte dos contentores que transportava.

À primeira impressão pode apenas ser visto como um pequeno desastre mas, segundo a BBC, pode ter efeitos catastróficos para a "vida no mar". Com o passar do tempo, os sapatos acabam por tornar-se micro-plásticos que têm impactos negativos em centenas de espécies que vivem no mar.

A mesma publicação revela que mais de 10 milhões de toneladas de plástico acabam no fundo do mar a cada ano.

Ver aqui o artigo da BBC


Fonte: CM

1 comentário: