Header Ads

O novo restaurante de Ljubomir fica nos Açores e é um tributo à natureza



Está no interior do hotel Furnas Lake Living, em São Miguel. Há especialidades para provar desde 13 de julho.


Ljubomir Stanisic está imparável. Em março abriu mais um restaurante em Lisboa — com um único menu que custa 110€. Quatro meses depois, a estrela do programa da TVI “Pesadelo na Cozinha” decidiu inaugurar um espaço fora da capital. Os Açores, mais especificamente a ilha de São Miguel, foi a escolha do chef.

Desde 13 de julho que pode provar as especialidades do Líquen, que fica no hotel Furnas Lake Forest Living. É “um tributo à generosidade da terra e do oceano”, como explica o restaurante em comunicado. Por outras palavras, é uma verdadeira radiografia àquele arquipélago.

O “chef jugoslavo mais português de sempre”, como é conhecido,  propõe pratos em que é a natureza que está à mesa — mas com o mínimo de artifícios. Para isso, conta com a ajuda da sua equipa liderada pelo chef executivo Hugo Alface.



“O Líquen está nos cheiros da montanha, nos produtos que nascem dela, nas vacas que a pastam e na carne e no leite que produzem (no queijo em que eles mesmo o transformam), no mel que sai das colmeias ali de cima, nas ervas, vegetais e flores que vão crescendo ao ritmo da profícua humidade do arquipélago”, acrescenta.

O resultado é uma carta com 18 pratos. Pode começar por provar manteigas do oceano e da floresta, patê de fígado e pães daquela zona  ou rissol de lapas, um petisco com recheio de lapas e ervas da agrofloresta com um toque picante .

Entre as refeições principais destacam-se as Lulas B&M salteadas com cogumelos, molho branco e negro e piri-piri , um dos pratos favoritos do chef. Vale a pena referir também as lapas com ganas, que é uma versão grelhada com molho de manteiga e maracujá; a cura de atum, um prato de atum dos Açores com creme de limão, milho liofilizado e molho asiático ; e operação tentáculo, que é composto por polvo com mel e especiarias, puré de inhame e óleo de folhas de inhame .



Para terminar há pão-de-ló da Gorreana, ou seja, banana flamejada com aguardente de cana açoriana e espuma de hortelã . Se preferir, pode provar leite embrulhado, uma sobremesa que usa o leite das vacas da família Gago da Câmara (donos da propriedade Funas Lake Forest), o ananás de S. Miguel, a folha de mostarda e a hortelã da agrofloresta junto da esplanada e a folha de costeira apanhada na montanha em redor do restaurante .

O novo restaurante está aberto de terça-feira a domingo. O horário para almoços é das 12 às 15 horas. Os petiscos são servidos entre as 15 e as 19 horas e os jantares funcionam das 19h30 às 22 horas.



in nit.pt

1 comentário:

  1. Parabéns Ivan pelo teu restaurante. Presenteastenos muito bem. Abraço. Paulo

    ResponderEliminar