Header Ads

Açores: conheça as nove ilhas do arquipélago mais bonito de Portugal



Portugal é um dos destinos mais populares entre os brasileiros na hora de planejar uma viagem. Localizado no meio do oceano Atlântico, o arquipélago de Açores é composto por nove ilhas que juntas totalizam mais de 2.300.00 quilômetros quadrados. Todas são divididas em três grupos: Oriental, Central e Ocidental.

São Miguel é a maior e principal ilha no setor Oriental, e por onde começa a maior parte dos roteiros na região. Ali, há uma diversidade de belezas naturais, como fauna e flora riquíssima e de diferentes espécies, nascentes termais e caldeiras vulcânicas. A gastronomia é um dos pontos mais fortes do local, que tem como especialidade o cozido de furnas, prato típico com carnes e legumes preparado em solo geotérmico.

Santa Maria é a segunda ilha do grupo Oriental, onde se concentram algumas das praias mais bonitas do arquipélago. Com mais de 90 quilômetros de litoral, a região oferece boas ondas para praticar windsurfe, surf e passeios de barco. Para quem gosta de doces, Santa Maria tem diversas iguarias portuguesas, como encanelados e melindres.

No grupo central se concentra o maior número de ilhas, são cinco, no total. Graciosa é uma ilha vulcânica com foco no turismo sustentável. Mergulho, pesca esportiva, caiaque e outras atividades aquáticas são os principais atrativos locais.



São Jorge é famosa por seus fajãs, falésias, amêijoas e queijo artesanais. O ponto do alto em um passeio pela ilha é a visita até a Poça de Simão Dias, uma gigante piscina natural cercada de pedras de basalto e águas azuis turquesa.

A Ilha Terceira é considerada a mais festiva do arquipélago, graças as inúmeras celebrações religiosas e tradicionais que acontecem anualmente. A capital, Angra do Heroísmo foi classificada como Parte do Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, devido ao seu importante centro histórico que conta com mais de 400 anos de construção.

Faial é uma das menores ilhas do arquipélago. Seu nome vem das inúmeras faias que circulam a região, bem com as diversas plantações de hortênsias azuis. A Reserva Natural da Caldeira é o principal ponto da ilha, onde está uma cratera cercada por verdadeiro santuário da flora natural. Em seu pacote de viagem para Portugal, não pode ficar de fora os passeios que incluem mergulho com golfinhos e observação de baleias.

Pico é o ponto mais alto de Portugal, com mais de 2.350 metros de altitude acima do nível do mar. O espetacular cenário é marcado por extensos campos de lava que formam a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O setor Ocidental é composto por duas ilhas: Flores e Corvo. Integrada na rede de Reservas da Biosfera da Unesco, Flores é um destino repleto de natureza praticamente intocada. Na região é possível encontrar cascatas, lagoas, ribeiras e poços naturais.

Corvo é destino ideal para quem deseja fazer um detox digital. A menor ilha do arquipélago conta com menos de 500 habitantes, além de ser serena, é rodeada pela natureza e um dos principais passeios feitos pela região é a observação de pássaros.

in d24am.com

Sem comentários