Header Ads

Há uma gruta açoriana entre as melhores do mundo



Três grutas portuguesas estão entre as 20 mais bonitas em todo o mundo, e destacam-se pela sua beleza e singularidade, de acordo com uma pesquisa realizada pelo potente motor de busca de voos e hotéis www.jetcost.pt.

São elas as grutas de Mira de Aire, situadas na serra com o mesmo nome no distrito de Leiria e perto da cidade de Fátima; a gruta de Benagil em Lagoa no Algarve e a de Algar do Carvão na Ilha Terceira, nos Açores, El Soplao na Cantábria e as grutas Drach em Palma de Maiorca, ocupam os lugares de destaque nesta seleçãoque inclui também outras grutas interessantes de outros países não só da Europa, como de Espanha, Itália e Áustria, mas também do México, China, Estados Unidos e África do Sul. De acordo com os dados compilados na pesquisa, um grande número de turistas (38%) escolhe os seus destinos por se sentir atraído pela espeleologia e outros elementos da natureza que possam visitar.

Veja aqui tudo sobre o algar do carvão

Aos entrevistados pela Jetcost.pt foi pedido que escolhessem quais as regiões preferidas com base na oferta natural e, em particular, as grutas nelas existentes, tendo em consideração a sua beleza, a raridade, as instalações, a iluminação, a acessibilidade e alguns aspetos que os tenham surpreendido.

Em Portugal as grutas de Mira de Aire, localizadas a cerca de 15 quilómetros de Fátima, na região da Beira Litoral, foram as primeiras a serem escolhidas. São as maiores grutas do país e estão catalogadas como uma das sete maravilhas naturais de Portugal. Nas várias explorações efetuadas, mais de 11 quilómetros de túneis foram descobertos e ainda há áreas a serem exploradas e mapeadas. Existem várias formações calcárias que se destacam pela sua aparência colorida, como a Medusa, o Órgão ou o Marciano, mas o que nelas mais se destaca são os seus grandes salões, alguns deles com mais de 60 metros de altura e o rio Negro, um rio subterrâneo que recebe as águas da zona, com um forte caudal.

Os entrevistados da jetcost.pt também selecionaram, como uma das melhores grutas do mundo, a de Benagil, no Algarve. Com uma pequena praia dentro, foi considerada uma das grutas mais bonitas do planeta. E na ilha Terceira nos Açores, de formação vulcânica, destaca-se Algar do Carvão, um sistema de grutas interligadas por túneis redondos e que atingem imensas câmaras subterrâneas, com dezenas de quilómetros de extensão, onde podem ser vistas estalactites e estalagmites, paredes e colunas feitas naturalmente por lava vulcânica e todas cercadas por uma vegetação exuberante.

O mundo está cheio de grutas maravilhosas. Este é um breve resumo de algumas que foram identificadas na votação:

A Gruta de Gelo Glaciar Vatnaekyudl Cave (Islândia)

A Gruta El Soplao (Espanha)

A Gruta de Er Wang Dong (China)

As Grutas de Mármore (Chile)

A Gruta Azul (Itália)

A Gruta de Kyaut Sae (Myanmar)

As Grutas Glaciares Mendenhall no Alasca (EUA)

As Grutas de Castellana (Itália)

As Grutas das Luciérnagas em Waitomo (Nova Zelândia)

A Gruta de Cristais Gigantes (México)

As Grutas de Batu (Malásia)

As Grutas de Drach (Espanha)

As Grutas de Tham Lod (Tailândia)Son Doong (Vietname)

A Gruta do Vulcão Muntovsky (Rússia)

A Gruta de Allison nos (EUA)

Sem comentários