Header Ads

Açores são localização ideal para voos 'low cost' de longo curso



Os Açores são a localização ideal para as escalas de companhias aéreas 'low cost', nas ligações entre a América do Norte e a Europa, diz o "The Economist".

A terceira maior companhia aérea de baixo custo na Europa, a Norwegian Air Shuttle, iniciou, no ano passado, uma ligação entre a Dinamarca e Ponta Delgada. Em 2020 deverá regressar à ilha de São Miguel, mas ainda não se sabe em que rotas.
Estará a Norwegian interessada em efetuar voos de longo curso para Ponta Delgada, ligando, por exemplo, o continente europeu ao americano? A ideia pode parecer descabida, mas já foi defendida pelo jornal inglês "The Economist".

Num artigo publicado em novembro de 2014, com o título "WOW trows a curve-ball" (uma expressão relacionada com uma jogada de basebol, que significa apanhar alguém de surpresa), o jornal destacava as vantagens da companhia aérea islandesa WOW Air nos voos da Europa para a América do Norte, em comparação com a Norwegian, a única concorrente naquele mercado à época.
Em causa estava o facto de a companhia aérea islandesa voar entre a América do Norte e a Islândia, mais concretamente Reykjavik.


"Tendo esta localização favorável, a WOW tem o luxo de conseguir utilizar aeronaves de fuselagem estreita em voos de duas etapas, enquanto os seus rivais dependem de aviões maiores para viajar sem paragens", aponta o artigo, alegando que a WOW consegue fazer quatro voos diários, em vez de dois, o que torna o modelo de negócio mais eficiente e com tarifas mais baratas.
O jornal alega que este é um exemplo das vantagens da criação de "hubs" especializados e dá outros exemplos, incluindo as ligações da TAP entre Lisboa e a América do Sul.
A Islândia não é, no entanto, a localização ideal para o trajeto entre a América do Norte e a Europa. É apenas a melhor opção, à falta de outra, identificada pelo "The Economist": um aeroporto de grande dimensão nos Açores.
"A localização da Islândia não é assim tão ideal, mas os passageiros transatlânticos têm poucas opções alternativas. A menos que alguém construa um aeroporto gigante no arquipélago dos Açores, mais a sul, Reykjavik é a melhor localização para as escalas", aponta o artigo.
A escala na Islândia representa um desvio para norte, implicando uma distância maior e um voo sujeito, com maior frequência, a condições meteorológicas adversas. Os Açores, seriam, por isso, uma melhor opção.

in, Diário Insular de 20 de Dezembro / 2019

Sem comentários