Header Ads

A descoberta de um buraco fumegante está a intrigar os marienses



A descoberta de um buraco fumegante foi feita ontem, dia 25 de fevereiro, por Márcio Cabral e deixou o mariense surpreendido com o que viu.
Márcio Cabral conta que ontem ao final da tarde quando passeava junto da zona do Barreiro da Faneca apercebeu-se de um fumo, “primeiro pensei que alguém tivesse estado a fazer uma queimada e tivesse deixado o lume aceso, aproximei-me para apagar e quando cheguei junto vi que o fumo vinha de dentro da terra, de um buraco, com diâmetro de cerca de 30 cm de onde está a sair calor e um cheiro intenso”.

Márcio relata que ontem voltou já mais à noite e hoje de manhã para confirmar se o fenómeno ainda estava a acontecer e “ de facto o fumo ainda continua a sair da terra e nota-se que o chão está a abater um pouco naquela área”, onde entretanto já abriu mais um buraco.
Depois de contactadas pelo cidadão, as autoridades foram hoje ao terreno para verificar a situação.
Rita Câmara, directora do Parque Natural da ilha de Santa Maria referia esta manhã que ainda não existe uma explicação para o fenómeno, mas tranquiliza a população explicando que “é muito pouco provável, para não descartar completamente a possibilidade, que se trate de um fenómeno vulcânico. A ilha de Santa Maria está considerada como vulcanismo extinto há milhões de anos, o último registo de actividade vulcânica foi há 4 milhões de anos e por isso a probabilidade de ser um fenómeno vulcânico é muito remota”.

A explicação mais provável, segundo Rita Câmara, é que se trate” de decomposição natural de biomassa, terá sido enterrada no local e a libertação de gases da biomassa está à procura de orifícios na terra para sair”. Ainda assim a responsável pelo Parque Natural de ilha explica que a Direcção Regional do Ambiente mobilizou uma equipa do CIVISA – Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores para vir a Santa Maria e tentar perceber que tipo de gazes estão a ser libertados e se constitui algum tipo de perigo”.

Sem comentários