Header Ads

AÇORES: SANTA MARIA JÁ FOI ILHA DUAS VEZES

A ilha de Santa Maria é a irmã mais velha do arquipélago dos Açores. Tem cerca de seis milhões de anos, mais do dobro da idade das restantes. Tem ainda outra particularidade: foi ilha duas vezes.



Por este motivo um dos elementos naturais que marcam a ilha e o Parque Natural são as diversas formações geológicas. O chão que pisamos e que está em camadas. Por exemplo, podemos ver lavas submarinas que agora estão a 120 metros acima do nível do mar.

Há ainda um percurso pedestre pela costa sul que passa pelo Monumento Natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha e que também nos revela fósseis marinhos.

Na costa norte um outro geossítio interessante é o Barreiro da Faneca. É o chamado “Deserto Vermelho dos Açores” com uma área superior a 800 hectares. É uma zona árida constituída por cinzas vulcânicas lançadas há cerca de 4 milhões de anos.

créditos: andarilho.pt

Na altura, o clima era muito quente e húmido e as cinzas oxidaram e ficaram com esta cor avermelhada.

O Poço da Pedreira é um outro geossítio interessante mas este foi formado por intervenção humana.

Poço da Pedreira créditos: andarilho.pt

É um cone vulcânico de escórias basálticas. Também tem uma cor avermelhada e vê-se ainda uma parede enorme que foi cortada a direito. Até meados do século passado cortavam grandes blocos de pedra que eram usados na construção civil. Formou-se, entretanto, um pequeno lago e é refúgio de alguns animais.

Poço da Pedreira créditos: andarilho.pt

Do Poço da Pedreira temos uma vista ampla para o Vale do Salto, por onde passa a ribeira que vai para São Lourenço. Leva-nos para uma paisagem magnífica também resultante da intervenção humana: vinha plantadas em socalcos que sobem as arribas.

São Lourenço créditos: andarilho.pt

Esta parte da ilha, com a Ponta do Castelo e o seu icónico farol, constituem uma das zonas mais interessantes de Santa Maria.

Ponta do Castelo créditos: andarilho.pt

São também refúgio e local de nidificação para as aves. Outro santuário é o Ilhéu da Vila. Conforme sublinha Rita Gago da Câmara, directora do Parque Natural de Santa Maria, o ilhéu é uma Reserva Natural devido à nidificação de aves marinhas. Uma delas, a Alma Negra, em todo o arquipélago só nidifica no Ilhéu da Vila.

No Pico Alto, o ponto mais alto da ilha com uma elevação de quase 600 metros de altitude, encontramos algumas espécies únicas. “Além de algumas espécies endémicas é possível ver, com alguma paciência e sorte, caracóis, aranhas e escaravelhos que só existem nesta zona”.

créditos: andarilho.pt

No Pico Alto, temos uma vista soberba de toda a ilha. Há muitos outros miradouros onde se revela a beleza natural da ilha, como por exemplo o de Fontinhas, próximo da Reserva Florestal.


Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo créditos: andarilho.pt

Para um conhecimento mais profundo e para se inteirar dos melhores percursos pode visitar o Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo na Vila do Porto.


Sem comentários