Header Ads

Coronavirus - Comunicado da Autoridade Regional de Saúde



A Autoridade Regional de Saúde informa que está a ser avaliado um caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) na Região Autónoma dos Açores.


Trata-se de um indivíduo do sexo feminino, de 35 anos, residente em Portugal continental, que esteve em contacto com um caso confirmado, nos dias 27 e 28 de fevereiro, no norte do país.

Neste momento, apresenta situação clínica estável e, na sequência de contacto com a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24, foi transportada para o Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira.

Mais se informa que se trata de uma profissional de saúde, tendo realizado consultas nos dias 2, 3 e 4 de março nas Unidades de Saúde de Ilha de São Jorge e do Pico, estando as Autoridades de Saúde já em contacto com os utentes que estiveram na consulta e todos os contactos próximos.


A doente realizou o seguinte percurso:

02/03/2020

– Voo TAP Porto/Lisboa TP 1933 (07H00) viajou no lugar 26 B;

- Voo TAP Lisboa/Terceira TP 1823 (09H30) viajou no lugar inicial 37 B, trocou depois para 37 C;

- Voo SATA Terceira/São Jorge SP 612 (11H50) viajou num lugar de janela do lado direito, junto à asa.


04/03/2020

- Barco 'Mestre Jaime Feijó' Velas/Madalena (manhã) viajou no piso 1, ao lado do bar esquerdo, 4.ª ou 5.ª fila a contar da entrada.


A Autoridade Regional de Saúde apela a todas as pessoas que possam ter realizado estes percursos nos mesmos dias que contactem a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

Este caso está a ser acompanhado pelas autoridades de saúde e, de acordo com os procedimentos fixados, serão agora realizadas as colheitas de amostras biológicas para diagnóstico laboratorial.

Este comunicado será atualizado logo que seja conhecido o resultado das análises laboratoriais previstas para estas situações.

A Autoridade Regional de Saúde reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 246 024.

Para mais informação, pode ser consultado o Portal do Governo dos Açores, em www.azores.gov.pt, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.





GaCS/SRS

Sem comentários