Header Ads

A partir do dia 29, passageiros que cheguem aos Açores e testem negativo dispensados de quarentena



Os passageiros que desembarcam nos Açores vão ser dispensados de permanecer em isolamento profilático ou de realizar quarentena caso testem negativo à Covid-19, ao contrário do que acontecia até agora, anunciou o presidente do Governo Regional.

"Com a maior consciência que existe e que nós acreditamos que neste momento existe do ponto de vista dos cuidados que se deve ter nessa situação, essa [a quarentena e o isolamento profilático] deixa de ser uma exigência", disse Vasco Cordeiro, no Palácio de Sant'Ana, em Ponta Delgada, depois de reunir-se com as Câmaras do Comércio da região e com a Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA).

A medida entrará em vigor na sexta-feira, não se sabendo, contudo, se será aplicada também aos passageiros que estão atualmente a realizar quarentena.

O governante salientou ainda que para os passageiros que cheguem do exterior à região continuará a existir a "necessidade de chegar já com um teste" realizado ou de "realizar um teste à chegada" e aguardar em unidade hoteleira pelo resultado que será anunciando num período até 48 horas.

O presidente do executivo regional justificou a decisão com a situação da Covid-19 nos Açores estar a "evoluir no bom sentido" e pelos cidadãos já terem "uma consciência muito mais acentuada das precauções" que devem tomar para evitar a propagação do surto.

"Durante este tempo foi uma situação de excecionalidade e é preciso irmos progressivamente voltando ao normal. Um alerta: o alerta de que possa ser necessário retroceder. Isso deve estar sempre presente", apontou Cordeiro.

O executivo açoriano anunciou no dia 16 deste mês que os passageiros que chegassem à região deixariam de ser obrigados a ficar 14 dias em confinamento numa unidade hoteleira – medida implementada desde o dia 26 de março, no âmbito do combate à propagação do surto de Covid-19 –, depois de o Tribunal de Ponta Delgada ter deferido um pedido de libertação imediata ('habeas corpus') feito por um queixoso, que se encontrava em confinamento num hotel na ilha de São Miguel.

Posteriormente, o presidente do Governo dos Açores anunciou o alargar da medida a todos os que se encontravam atualmente em unidades hoteleiras e aos que chegarão no futuro, apresentando várias alternativas a quem chegue a São Miguel ou à Terceira: a realização de um teste à Covid-19 à chegada é uma delas (teste a repetir ao quinto dia e ao 13.º dia depois da chegada), uma quarentena voluntária outra e o regresso ao local de origem é também uma hipótese.

A Ryanair e a SATA não estão ainda a operar entre o continente e a região, mas a TAP continua a ter ligações, embora em menor número do que o habitual, entre Lisboa e São Miguel e Lisboa e a ilha Terceira.

Fonte: Açoriano Oriental

2 comentários:

  1. Its dumb. People can still get on a plane to the azores with infected people. All testing needs to be done before boarding!!!

    ResponderEliminar
  2. That is a risk people who decide to come will have to take. Tests at arrival, or 72h before the flight, are ment to protect the residents from being infected, not the turists. Obviously.

    ResponderEliminar