Header Ads

Pelos Açores com Arte. Uma viagem do artista plástico Sérgio Marques

Em Lisboa, durante o período de confinamento, Sérgio Marques, artista plástico, de 36 anos, transpôs para telas imagens que guardou das suas viagens pelas 9 ilhas do Arquipélago dos Açores.

De alma cheia de Açores, o artista trouxe a cor das ilhas... os azuis, os verdes, os castanhos pontilhados de branco pelas construções humanas. Trouxe a simplicidade da paisagem vivida com naturalidade. Assim, das suas vivências insulares, num período tendencialmente triste, saíram imagens de pleno significado.





Nas suas obras recorda com emoção e regista com o seu traço pessoal, imagens como: o burro

anão da Graciosa; as ruas de Angra do Heroísmo; a paisagem da Ilha do Pico, vista de São Jorge; as caldeirinhas escondidas atrás do Monte da Guia, no Faial; as fabulosas lagoas de São Miguel; as casas características de Santa Maria; o Farol das Lajes das Flores ou o Caldeirão do Corvo. São infinitos os recortes e as perspetivas que os olhares humanos podem retirar das paisagens das várias Ilhas. A sensibilidade de cada um ditará a forma de as levar, ou não, para além das suas fronteiras físicas. Sérgio Marques quer e precisa de transportar essas paisagens para o mundo, através da sua arte. Para o artista, viver os Açores é sentir que a inspiração para criar a vida foi dada pela Beleza e, possivelmente, logo experimentada ali, naqueles pedaços de terra que se atreveram a espreitar para além do mar.

A partir de 12 de Junho as obras irão estar em exposição na Loja/Galeria de Arte Portucalense em Cascais.



Perfil do Artista


Sérgio Marques nasceu em Braga, em 1984, artista plástico multifacetado, as suas obras erguem-se a partir da utilização de técnicas diversas, desde as digitais até à pintura a óleo ou a acrílico. Sendo a Geografia a sua formação académica de base, reconhece agora que a arte, a vontade de desenhar sempre esteve presente na sua vida. Desta forma, os saberes teóricos aliados aos conhecimentos de terreno, que as viagens pelo mundo lhe têm trazido, encontraram na arte uma fórmula certa de tradução.

O seu país continua a ser o seu interesse primeiro, entusiasma-o reproduzir as paisagens, os animais, a luz que a terra que habita reflete. No entanto, uma terra é feita de gente, de culturas.

Ou seja, formas de ser e de agir, às quais a sua sensibilidade não permite ficar indiferente, daí as temáticas da sua arte se irem diversificando, sempre permeáveis às circunstâncias esperadas ou inesperadas da vida.


Depois de vários anos a trabalhar na área de marketing e design, em 2011, Sérgio Marques lança a sua marca de merchandising com criações próprias, a Portucalense. A marca está presente em lojas, em Lisboa e Cascais. Atualmente a frequentar o curso de pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes, tem estado focado a desenvolver mais o lado “analógico” da sua arte, focando-se na pintura.

A dinâmica que imprime ao seu trabalho traduz-se numa procura incansável do Futuro, no Presente.

Sem comentários