Header Ads

O primeiro Radar Meteorológico do IPMA já está a caminho dos Açores



O primeiro Radar Meteorológico do IPMA na Região Autónoma dos Açores parte hoje, dia 11 de julho, do Porto de Leixões, a bordo do navio "Laura" (na imagem). Prevê-se que a viagem tenha a duração de 5 dias até alcançar a Praia da Vitória, na Ilha Terceira, seguindo depois para Santa Bárbara, onde será instalado.

Este Radar Doppler da Banda C, com tecnologia de polarização dupla, suprirá uma lacuna observacional existente na região, passando a fazer parte da rede nacional de radares meteorológicos, que inclui unidades localizadas em Coruche, Loulé, Arouca e Porto Santo (Madeira).

Salientamos a importância deste equipamento para o apoio à previsão e vigilância meteorológicas até 3H (nowcasting), permitindo obter informação sobre os campos da precipitação e do vento, assim como no apoio à navegação aeronáutica e marítima. Será também essencial na deteção e acompanhamento de fenómenos meteorológicos de tempo severo.

Os trabalhos de instalação e colocação em serviço decorrerão durante o mês de agosto, esperando-se que o inicio da sua exploração, em regime experimental, ocorra em setembro

Ver mais aqui

Sem comentários