Header Ads

Casas Modernas de Sonho em São Miguel (Açores)

Torna-se cada vez mais comum encontrar o arquipélago dos Açores sob atenção nacional e internacional. Para continentais e estrangeiros por igual, o apelo das 9 ilhas aparenta ser cada vez mais irresistível.

Desde logo, a beleza natural de cada ilha encanta pela diversidade e capacidade de surpreender. Patente nas mais diversas formas, pinta de verde o meio do Atlântico. As suas gentes estão entre as mais hospitaleiras a falarem o idioma de Camões e a tranquilidade que por aqui reina é suficiente para conquistar até os estilos de vida mais frenéticos.

Esta atenção por parte do restante mundo está também presente no crescente ritmo de desenvolvimento, até recentemente algo moderado nestas paragens. A ilha onde por norma este crescimento é mais patente viu o turismo impulsionar inúmeros negócios de todas as dimensões. Ao mesmo tempo e sem tremenda surpresa, os seus encantadores argumentos levaram a que muitos ponderassem aqui estabelecer residência.

Não tardaram assim em surgir habitações no mercado, com cerca de 1.900 listagens atualmente disponíveis no portal de referência Imovirtual. Algumas destas demarcam-se por possuírem um estilo muito próprio e nos fazerem sonhar com a mesma facilidade com que nos apaixonamos por estas paragens.

Casas Típicas ou Modernas?

A questão apresenta-se frequentemente. Se em outras ilhas dos Açores o mercado de casas de tipologia moderna nem sempre é abundante, o mesmo não se verifica em São Miguel. Movido pela maior densidade populacional e idêntica disponibilidade financeira, existem largas opções de construção para todos os gostos.

Exemplos patentes na oferta de apartamentos disponíveis poderão ser um fator determinante para quem procura o equilíbrio ideal entre preço e acessibilidade à cidade. Ainda que em outras cidades do arquipélago existam opções semelhantes, a dimensão de São Miguel resulta invariavelmente numa oferta mais diversificada.


A decisão apresenta-se, portanto, desafiante pela positiva. Para os que não passem sem um pouco da agitação da cidade, encontram num apartamento no centro o equilíbrio perfeito. Esta tendência desmistifica também a imagem que muitos têm dos Açores antes de aqui pisarem solo. Apesar da considerável disponibilidade de área rural existente, encontram-se inúmeros componentes de um mundo moderno sem comprometer o equilíbrio apelativo destas paragens.


Moradias Para Todos os Gostos

Existem também charmosas moradias de áreas generosas por valores que se colocam bastante abaixo do que normalmente custa um pequeno apartamento em Lisboa. Muitas destas casas renovadas encontram no seu interior um toque de bom gosto, persistindo neste irresistível convite à permanência na grande ilha Açoriana.

A escolha de moradias disponíveis para compra torna a escolha difícil no melhor dos sentidos. Poder viver nas proximidades do centro da cidade em áreas tranquilas e usufruir do fantástico estilo de vida açoriano é muito frequentemente um cenário idílico.



Mais do que um destino de turismo de eleição, os Açores e São Miguel, em particular, apresentam-se cada vez mais como uma opção a considerar para estabelecer residência. Desde logo, com a previsível evolução do mercado de trabalho remoto, poderá muito em breve dar consigo a pensar nas vantagens de viver numa zona horária que se situa uma hora atrás do continente.

Independentemente da ilha onde se deseje estabelecer residência, despertar por estas paragens é um privilégio que merece consideração por parte daqueles que busquem um novo começo.

Sem comentários