Header Ads

Avião esteve a 260 metros de chocar contra viatura parada na pista nos Açores


 Viatura estava parada junto a uma pista do aeroporto de Ponta Delgada


Avião esteve perto de chocar contra carrinha

Aeronave transportava 180 passageiros entre Lisboa e Açores. Tráfego aéreo era assegurado apenas por um controlador.

Um avião da TAP, com 180 passageiros a bordo esteve, no dia 13 deste mês, muito perto de embater numa viatura parada na pista do Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, Açores. O choque só não aconteceu porque o piloto conseguiu abortar a aterragem, quando estava a apenas 280 metros de distância da carrinha de uma equipa de manutenção.

O caso foi classificado de “grave” pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) e está a ser investigado. No dia do incidente, o Serviço de Controlo de Tráfego Aéreo do aeroporto era assegurado apenas por um controlador. Este, refere um relatório preliminar do GPIAAF, entrou ao serviço às 9 horas, autorizou a descolagem de uma aeronave e, em seguida, dedicou-se a outras tarefas.

Meia hora depois, quando dois aviões já se aproximavam do aeroporto, o controlador autorizou que uma equipa de manutenção entrasse e permanecesse numa das pistas.

Às 9.57 horas, o piloto de um Airbus 321, ao serviço da TAP, que transportava 180 passageiros de Lisboa para os Açores, também foi autorizado a aterrar na mesma pista onde decorriam os trabalhos e iniciou as habituais manobras. Três minutos depois, quando estava muito perto do solo e somente a 280 metros de distância da equipa de manutenção, o piloto viu uma carrinha “branca sobre a linha lateral direita da pista” e abortou a aterragem para não embater no veículo.

Quando se aperceberam de estar a ser sobrevoados por um avião, os técnicos responsáveis pela manutenção da pista abandonaram o local e, tal como o piloto, comunicaram o caso às entidades devidas. O GPIAAF foi alertado para o sucedido no mesmo dia.


in (Roberto Bessa Moreira - Jornal de Notícias de 21/05/2022)

Sem comentários