Header Ads

Hotel Spa projetado para a antiga Hidroelétrica dos Tambores nas Furnas

 


Chama-se “HU Azores & SPA” o empreendimento turístico projetado para a antiga Central Hidroelétrica dos Tambores, na freguesia das Furnas, Povoação. Os empresários norte-americanos Joseph Peter Barsuglia e Patricia Ann Eastman são os responsáveis pelo projeto que pretende aproveitar o termalismo existente na zona e criar um “Retreat Center”.

Segundo a Câmara Municipal da Povoação, o pedido de licenciamento já deu entrada na autarquia, encontrando-se em fase de apreciação do projeto de arquitetura. O empreendimento ocupa uma área de 31 mil metros quadros, onde se situa a antiga Central Hidroelétrica dos Tambores, na Estrada Regional dos Tambores, com parte do terreno a situar-se na Estrada Regional da Ribeira Quente.
Segundo o projeto, a intervenção principal situa-se do lado nascente do terreno, na margem este da Ribeira da Ribeira Quente.
Está prevista a construção 10 edifícios (Casa Principal; Pavilhão, que acolherá as áreas comuns; sete Domus, onde ficarão albergadas 18 camas, em 14 quartos, sendo um para turismo inclusivo/mobilidade reduzida; e o edifício técnico) e a adaptação dos recursos hídricos e minerais existentes para a construção de três tanques de água termal.
Quanto ao projeto de arquitetura, pretende preservar a paisagem natural envolvente, adequando a construção ao meio-ambiente, e apostando numa construção resiliente e sustentável, “promovendo uma maior eficiência estrutural em resposta às alterações climáticas e ao risco sísmico, bem como diminuir o impacte energético a longo termo”.
A estratégia de negócio pretende valorizar o isolamento e repouso do local para criar um “Retreat Center” na natureza.
O HU Azores & SPA recebeu, na terça-feira, dia 5 de setembro, a autorização da Direção Regional do Turismo para as operações urbanísticas, com um prazo de 1 ano, segundo o despacho assinado, conjuntamente, pelos secretários regionais do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, e Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
Segundo o despacho, o empreendimento turístico “constitui uma inequívoca mais-valia para a oferta turística açoriana, muito vocacionado para o turismo de lazer, dispondo de uma localização com um enquadramento paisagístico atrativo, na sua vertente natural, para fruição dos futuros hóspedes”.
Considera ainda que, sendo este um projeto que potencia o contacto com a natureza, contribui para a “requalificação da paisagem e valorizando, de forma integrada, os recursos naturais existentes e intrínsecos ao lugar, pelo que a sua execução representa uma mais valia para a qualidade urbanística do concelho de Povoação, bem como para o crescimento da oferta de camas, em unidades turísticas de quatro estrelas, na ilha de São Miguel”.
Texanos apaixonam-se pelos Açores e querem apostar no turismo
Joseph Peter Barsuglia e Patricia Ann Eastmann são naturais do estado do Texas, Estados Unidos da América, e são os responsáveis pelo empreendimento turístico de quatro estrelas projetado para as Furnas.
De acordo com o seu site, Joseph Peter Barsuglia é psicólogo clínico e investigador, além de conselheiro em medicina alternativa e psicadélica. Tem vários estudos científicos publicados, entre investigação nos campos de tratamento psicadélico e neuropsicologia e demência.
Segundo a sua página na rede social LinkedIn, Patricia Ann Eastman é uma autora e curandeira, com prática em terapêuticas assistidas por psicadélicos clínicos e shamânicos, em países onde estas substâncias são legais ou não reguladas. Fundadora da Psychedelic Journeys, plataforma internacional para retiros psicadélicos em vários pontos do mundo, criou a HU Azores & SPA em janeiro de 2020, com Joseph Peter Barsuglia.

Fonte: Açoriano Oriental

Sem comentários