Header Ads

Açores é o melhor destino turístico ecológico da Europa

Foto de Joel Santos

"Os Açores voltaram a ser considerados o melhor destino turístico ecológico da Europa, um galardão atribuído pela European Coastal and Marine Union (União Costeira e Marítima da Europa) e que o arquipélago já tinha recebido em 2012.
A nova conquista deveu-se a diversos factores. “Os Açores têm beneficiado com a sua política de produzir os produtos locais e regionais de uma forma tradicional, especialmente vinho, queijo, frutas, chá e atum”, referiu ao Mundo Português a organização, que destacou ainda a “exploração e optimização das energias renováveis” no arquipélago.
A European Coastal and Marine Union tem como objectivo estabelecer uma rede mundial de comunidades costeiras que partilham valores semelhantes sobre o desenvolvimento sustentável, natureza e biodiversidade, o património cultural e identidade, e responsabilidade social, mantendo ao mesmo tempo, elevados padrões na qualidade do seu turismo.
Considerados “o maior programa internacional de certificação de destinos com turismo sustentável”, os prémios QualityCoast são atribuídos desde 2007 e já distinguiram 140 locais em 23 países. Segundo a organização, um júri internacional avalia mais de mil destinos em todo o mundo, com base numa série de factores centrados em cinco critérios: natureza, ambiente, identidade e cultura, turismo e negócios, acolhimento e segurança.
Este ano, os galardões – em ouro, prata e bronze – foram atribuídos a 22 destinos, entre cidades costeiras, ilhas e parques naturais. “Estes são os destinos mais atractivos para os turistas, em termos de património natural e cultural, beleza nativa, identidade local e ambiente protegido intactos”, explica a organização.

Para além de escolher os Açores como o melhor entre os melhores destinos ecológicos, a organização galardoou com ouro as cidades de Baiona, em Espanha, e de Pafos, no Chipre."

In Greensavers

Sem comentários