Header Ads

Lua de Mel de casal de cagarros no corvo ao vivo


A partir da Ilha do Corvo, nos Açores, é disponibilizado online, o site “Lua de Mel”, onde os protagonistas são um casal de Cagarros. Poderá assim, desta forma acompanhar a par e passo, a lua-de-mel do casal, desde a construção do ninho, até ao desenvolvimento da cria, tudo será transmitido em direto e em tempo real através da Internet em: http://cagarro.spea.pt/ - esta é uma excelente forma, não só de dar conhecer uma espécie emblemática dos Açores, como valorizar a ilha e a região Açores.

Esta iniciativa vai na segunda edição, depois da experiência de 2011, onde pela primeira vez no mundo e em tempo real, acompanhamos a nidificação de um casal de cagarros (Calonectris diomedea). Esse casal foi seguido por mais de 27.000 pessoas de 70 nacionalidades diferentes. De referir, que os Açores têm a maior  população nidificante desta ave emblemática a nível mundial aumentando assim a responsabilidade na conservação das colónias na Região, importante referência da Biodiversidade dos Açores e um destaque para quem visita o arquipélago.

Na primeira edição desta iniciativa, os seguidores tiveram a oportunidade de seguir o casal e a sua cria, que acabou por predada por um gato doméstico, um dos principais problemas que os projetos levados a cabo pela Sociedade Portuguesa para os Estudo das Aves (SPEA), pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, Parque Natural do Corvo e a Câmara Municipal do Corvo, têm procurado resolver.

De acordo com os resultados obtidos, Tânia Pipa – Técnica da SPEA, responsável pelas ações no Corvo, refere que sabemos que a predação de ovos e crias de cagarro, principalmente por gatos ocorre com muita frequência, uma vez que após o nascimento a cria permanece sozinha enquanto os progenitores procuram alimento no mar. Com o seguimento de mais este ninho esperamos ganhar mais conhecimento sobre a biologia desta espécie tão acarinhada pela população do Corvo e dá-la a conhecer a nível mundial a todos os interessados através da Internet, suportada em acesso de banda móvel 4G MEO.

Esta atividade é realizada pela SPEA em parceria com a Portugal Telecom, a Câmara Municipal do Corvo e o Governo dos Açores no âmbito do Plano de Ação Pós-Projeto LIFE  Ilhas Santuário para as Aves Marinhas.

Esta iniciativa é ainda um excelente ponto de partida para a Campanha Entre Mares que decorre de 20 de maio a 8 de junho nos Açores.

Sem comentários