Header Ads

Operação de salvamento a 500 milhas a sul dos Açores (vídeo)






12 horas de missão, sob ventos a rondar os 90km/h e ondas com 10 metros. Foi nestas condições que a Força Aérea Portuguesa resgatou, esta madrugada, quatro tripulantes de um veleiro, a mais de 900km a sul dos Açores.Esta missão integra uma mega operação de salvamento que decorre desde ontem à noite, com vista a resgatar 14 pessoas, de cinco veleiros, apanhadas pelas más condições meteorológicas no Atlântico-Norte. Mais informações em breve.
Posted by Força Aérea Portuguesa. on Thursday, May 7, 2015


O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), coordenaram as operações de busca e salvamento de 14 tripulantes de 5 veleiros que navegavam a cerca de 500 milhas náuticas a sul do arquipélago dos Açores.


De acordo com comunicado quatro tripulantes foram recuperados pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, numa exigente missão, que durou cerca de 12 horas sob ventos na ordem dos 50 nós (cerca de 90 km/h) e ondulação de 10 metros que muito dificultaram a operação de resgate.

Os outros quatro foram recolhidos por dois navios mercantes que foram dirigidos para local pelo MRCC Delgada, e que os recolheram para bordo com sucesso.

Na ocasião da emissão do comunicado, as operações ainda decorriam para resgatar mais seis tripulantes de dois veleiros, entre as quais duas crianças.

O comunicado indica ainda que as condições meteorológicas muito adversas que se fazem sentir no Atlântico-Norte estiveram na origem deste pedido de socorro.

Foram empenhados nesta missão, duas aeronaves C-295M e um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa (FAP), verificando-se ainda a necessidade de reforçar estes meios com uma aeronave C-130J da Guarda-Costeira norte-americana.

Estes meios encontram-se nos Açores, no âmbito do exercício de busca e salvamento SAREX 15, que foi entretanto suspenso face ao empenhamento destes meios aéreos nas 5 missões reais.


in Açoriano Oriental

Sem comentários