Header Ads

Prémio de Música DiscoverAzores

Foto de Pedro Silva

Vencedor do Prémio de Música DiscoverAzores é micaelense


MiratecArts lançou um desafio a compositores para o Prémio de Música DiscoverAzores. Depois das temáticas "Descobrir Açores" e "Vinha, Vindimas, Vinho" esta terceira edição do concurso foi de temática "Pedras Negras". Assim, os artistas apresentaram composições originais para celebrar o que entendiam do tema.



O vencedor do Prémio de Música DiscoverAzores 2015 é o micaelense João Nuno Bernardo com a composição intitulada do mesmo nome do tema do concurso "Pedras Negras". João Bernardo estreou a peça no concerto a solo, este passado sábado, durante o Azores Fringe Festival. Perante uma das maiores audiências num concerto de piano já visto na ilha, que aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Roque do Pico na noite de Santo António, o artista foi aplaudido de pé no final do concerto. Esta foi a sua primeira vez na ilha do Pico, mas de certeza não a última, por já haver interesse do público para apoiar o retorno do artista.


João Bernardo iniciou o estudo do piano aos 6 anos e do Jazz aos 15. Realizou diversos workshops em Portugal onde aprendeu com grandes músicos do panorama do Jazz Nacional e Internacional. Em 2009 seguiu para Lisboa para frequentar o Instituto Universitário de Lisboa e estudar no Hot Clube de Portugal. Actualmente estuda Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa onde trabalha com o pianista João Paulo E. Silva. Participa em projectos de jazz moderno e mainstream e para além do piano dedica-se também à composição. O concerto que apresentou no Azores Fringe foi a sua estreia de concerto a solo de originais, e foi muito bem recebida pelo público da ilha do Pico.


MiratecArts gere vários concursos artísticos para incentivar a participação e descobrir novos talentos, assim como despertar novas ideias em artistas que já apresentam um grande corpo de trabalho. Através da plataforma www.discoverazores.eu onde já se encontram mais de 200 artistas açorianos e mais de 400 links, artistas criam sinergias inter-ilhas e exploram oportunidades internacionais. Artistas açorianos são todos convidados a participarem na plataforma, inscrevendo-se por si próprios. O projeto é aberto e fácil de qualquer artista entrar, mas são os próprios que tem de investir dois minutos para o fazer - aqui não há convites pessoais, apenas indivíduos interessados em promoção de arte e artistas dos Açores para o mundo.


Sem comentários