Header Ads

Açorianos podem registar avistamentos de Águas-vivas e Caravelas pela ciência


O novo projeto, do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) surgiu a partir de uma ideia de investigadores e da direção do DOP ao constatarem a necessidade de se compreender os grandes aglomerados de águas-vivas e caravelas-portuguesas, que nos últimos anos têm vindo a afetar os recursos pesqueiros e o setor do turismo em todo o arquipélago açoriano.

No caso particular dos Açores, são poucos os estudos de monitorização para este tipo de espécies e por causa disso pouco se sabe sobre a variabilidade genética, a biologia e a distribuição das águas-vivas e caravelas portuguesas.

Dado o interesse recentemente demonstrado, não só pela comunidade académica, mas principalmente pelo público, e devido à falta de monotorização do porquê da presença desta espécie em grande escala nos Açores, a Universidade dos Açores lançou um portal que procura registar, numa fase primária, os avistamentos das águas-vivas e caravelas-portuguesas realizados por mergulhadores e banhistas dos Açores.

O objetivo desta iniciativa é motivar os cidadãos a contribuírem para o conhecimento científico através do conceito “cidadão cientista”, com supervisão dos cientistas e instituições regionais.

As capitanias de São Miguel, Santa Maria, Faial, Pico e Terceira, junto com os nadadores- salvadores estão também a participar neste estudo, registando também os avistamentos de maiores aglomerações das espécies em áreas balneares distintas do arquipélago.

O estudo coordenado pelos biólogos marinhos Carlos Moura e João Gonçalves, e pela oceanógrafa Ana Martins, “pretende contribuir para o conhecimento da biologia das espécies existentes na região, assinalando e tentando prever (a médio e longo prazos) os locais e alturas do ano com maiores agregações de medusas no arquipélago”.

O DOP procura também, com esta iniciativa dar inicio a um primeiro passo no sentido de auxiliar nas políticas de gestão pesqueiras e medidas de proteção da costa para atividades marítimo-turísticas.

O portal do DOP www.medusa.uac.pt está disponível a todos os cidadãos que queiram ajudar e fazer parte deste estudo.

Sem comentários