Header Ads

Em 2015 os portugueses preferem viajar cá dentro

Foto de Luís Godinho

Este ano, as preferências dos portugueses aquando da decisão de onde passarem as suas férias, tem recaído maioritariamente sobre o próprio país. Estima-se que 90% da população vá aproveitar os seus dias de descanso para melhor conhecerem o seu país em casas alugadas.

Segundos dados da HomeAway, site de arrendamento de alojamentos para férias, 71% dos portugueses continuam a preferir terras algarvias, mas 2015 é um ano de franca expansão para o turismo açoriano. O arquipélago apresenta este ano um crescimento nas reservas que ultrapassa os 10%, algo que muito se deve ao aumento dos voos low-cost para o mesmo.

Perto de 90% das casas registadas no site situadas nos Açores já estão reservadas até ao final de agosto, e estas encontram-se maioritariamente na ilha de São Miguel. Já a ilha do Pico conta com 20% do total das casas registadas no HomeAway, e a ilha do Faial e a ilha Terceira com 10% cada uma.

Este crescimento na preferência dos portugueses repercute-se nas regiões Norte e Centro do país que neste Verão apresentam crescimentos de 67% e 45% respetivamente. Segundo o site “as localidades próximas da área de residência são as mais procuradas, pois permitem aos turistas reduzirem custos de deslocação, tanto em portagens, como em combustível”.

No que toca à duração das férias dos portugueses, o HomeAway concluiu através do seu estudo que o Algarve, Lisboa e Norte são escolhidas para períodos de descanso maiores, ao passo que o Alentejo e o Centro recebem turistas durante períodos mais curtos. Já os portugueses que se aventuram em férias no estrangeiro optam por países mais próximos de Portugal, especialmente aqueles em que o nível de vida é semelhante ao português como Espanha e Itália.

Sendo o HomeAway um site internacional, são também cada vez mais os portugueses que optam por alugar uma casa no estrangeiro para passarem as suas férias em vez de ficarem num hotel. O Brasil tem um aumento de 85%, Itália de 75% e Espanha de 68%.

Sem comentários