Header Ads

Rabo de Peixe. De uma das zonas mais pobres da Europa a roteiro turístico



Com cerca de 9700 habitantes, a vila, na costa norte da ilha de São Miguel, no concelho da Ribeira Grande, é uma das principais comunidades piscatórias açorianas.

A vila piscatória de Rabo de Peixe, nos Açores, muitas vezes “conhecida por maus motivos”, vai passar a ter este Verão um roteiro turístico para dinamizar a economia local e mostrar a “verdadeira realidade”, segundo a Junta de Freguesia.

“O grande objectivo passa por dinamizar economicamente este local, mas acima de tudo também mostrar a verdadeira realidade de Rabo de Peixe, que muitas vezes, infelizmente, ainda é conhecido pelos maus motivos”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira, que promove o roteiro turístico de uma terra que diz ser virtuosa mas ainda desconhecida da maioria das pessoas.

Surge muitas vezes associada a um estigma de pobreza e problemas sociais que as entidades públicas têm procurado combater nos últimos anos, com vários projectos, incluindo com fundos europeus.

Jaime Vieira revelou que a Junta já contactou uma operadora turística, que está já a criar o roteiro, para que seja implementado no terreno ainda este verão "com uma série de iniciativas” associadas.

O novo porto de pesca, as festividades, as atividades lúdicas, as ofertas na área da restauração, o alojamento e as características das habitações, pintadas com várias cores, são alguns dos aspetos focados no roteiro, que visa potenciar o contacto do turista com a realidade da pesca, acompanhando a atividade no dia-a-dia dos pescadores.

Além disso, o roteiro incluirá indicações sobre empresas locais de construção de embarcações e está também a ser preparado um vídeo promocional da vila.

“O que pretendemos com a criação desse roteiro é colocar Rabo de Peixe no mapa turístico da região e, mais  concretamente, de São Miguel, para que as pessoas possam vir visitar esta vila que tem muitas potencialidades”, frisou o presidente da Junta de Freguesia, salientando que os problemas sociais não são diferentes de outras localidades.

A ideia é também associar o roteiro a novos projetos para a freguesia na área do turismo, apostando na requalificação da zona litoral, embelezando algumas ruas e criando algumas esplanadas em cafés.

"Estamos a preparar junto da Direção Regional do Turismo e da Câmara Municipal da Ribeira Grande iniciativas e projetos que possam permitir que os visitantes saibam antecipadamente onde poderão ir. Serão também criadas infraestruturas de apoio a este mesmo roteiro e pretendemos também instalar cá algumas empresas turísticas", acrescentou Jaime Vieira.

in www.ionline.pt

1 comentário:

  1. Uma vez mais, uma página como a vossa com publicidade desatualizada e com má publicidade!
    Partilharam o post no dia 1 do presente mês no Faceboock, uma rede social que chega a milhãoes de potenciais clientes!
    Caso seja de vosso interesse eu Artur Moniz, Guia Certificado Nacional na empresa Tiko Adventures, com sede em Rabo de Peixe, ofereço-vos um tour cultural pela vila e assim podem fazer uma publicidade assertiva!
    um post de 2015, onde a imagem de rabo de peixe foi completamente denegrida.
    Deviam ter vergonha, Rabo de Peixe não é só bairros sociais!
    e desde já aponto uns pontos que deveriam ser publicitados
    1º um dos melhores restaurantes de carne - Associação Agrícola (sim, Santana faz parte de Rabo de Peixe)
    2º maior porto de pescas dos Açores
    3º Local onde viveu Dr. Rui Galvão de Carvalho, professor e filosofo cujo estudos se basearam em obras Anteristas do grande Antero de Quental
    4º onde se encontram os mais afamados calafeteiros
    5º onde se encontram as melhores padarias locais
    6º onde ainda se mantem a cultura e tradição de um povo
    7º onde se encontra industria transformista
    8º maior zona populacional da costa norte contando com quase 10M habitantes.
    9º Onde se vive com mais intensidade o culto ao Divino Espirito Santo.
    Poderia continuar a enumerar razões para visitar Rabo de Peixe e desmistificar essa vossa falta de conhecimento, mas uma vez mais é mais fácil denegrir do que mudar.
    Edifícios são criados em semanas, mentalidades demoram gerações a ser mudadas!

    ResponderEliminar